17 dicas para sua multicortadora

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

Você tem uma multicortadora (multiferramenta)? Se sim, veja aqui 17 dicas para utilizar sua ferramenta em todas as situações possíveis. Caso você não tenha, prepare-se, você vai precisar de uma! As informações são do Family Handyman.

1) Como uma multicortadora funciona?

multicortadora

Ferramentas de oscilação trabalham com movimentos de lado-a-lado. A oscilação é muito leve (por volta de 3 graus) e muito rápida (por volta de 20000 golpes por minuto), no fim das contas, pode até parecer uma máquina à vibração. Na foto acima você vê uma lâmina de corte, mas ela também pode ser utilizada com bases para lixamento e desbaste.

2) Use uma guia para cortes retos

multiferramenta

Precisa lixar ou cortar um pequeno pedaço de madeira porque alguém acabou pregando um pouco acima da marcação? Use a multicortadora para fazer um corte limpo, preciso e esqueça esse problema. Use uma guia de corte se a linha de corte for grande. Só verifique se a guia está de fato presa à máquina, para garantir que o corte será reto.

3) Lâminas retas ou curvas?

Se você precisa fazer um corte pequeno, retirar alguma protuberância da superfície de uma peça de madeira, utilize a lâmina reta. Para cortes longos e lineares, use a lâmina curva. Você vai conseguir cortes limpos e rápidos com a lâmima curva se conseguir fazer, primeiramente, um corte pequeno, só para marcar a trajetória: após isso, comece a aprofundar o corte gradualmente.

4) Para cortes rápidos em assoalhos

multicortadora ridgid

Se vocês está instalando um novo assoalho, uma lâmina de imersão curva em sua multicortadora cortará as sobras dos pedaços de madeira como se fosse manteiga. Utilizando um calço, você conseguirá fazer cortes precisos e rápidos.

5) Cortar porcas e parafusos espanadosmulticortadora-espanado

Às vezes você precisa cortar um parafuso preso em algum móvel, pois depois de um tempo, ele já fica preso à porca e não é mais possível retirá-lo com uma chave inglesa. E não adianta utilizar uma serra sabre, ela é grande e desengonçada para trabalhos pequenos.

No entanto, você poderá cortar este parafuso chato com sua multicortadora equipada por uma lâmina bi metal de alta qualidade.

Posicione sua ferramenta contra o parafuso e comece o corte lentamente. Aumente a velocidade da lâmina até cortar 3/4 da espessura do parafuso. Em seguida, você pode cortar este 1/4 restante com um alicate.

6) Retirar rodapés sem danificar a madeira

multicortadora craftsman

Com a multicortadora você consegue retirar peças delicadas do rodapé. É muito simples, basta afastar um pouco o rodapé da parede com algum instrumento fino, como um pedaço de alumínio, e encaixar a lâmina de imersão. Use uma lâmina própria para cortar pregos. O serviço mais rápido e limpo da sua vida!

7) Use lâminas bi metal para cortar metal

lamina serra bimetal

A maioria das lâminas no mercado são feitas para corte de materiais macios, como plástico e madeira, e estragam em poucos segundos para cortar qualquer outro tipo de material mais duro. Quando você precisar cortar metal, tenha certeza de que está usando uma lâmina bi metal.

8) Ótima para retirar rejunte

multicortadora argamassa

A multicortadora é ótima para retirar rejunte desgastado entre os azulejos. Ainda assim, será um trabalho tedioso, mas diferente das outras técnicas, você não irá danificar os azulejos e também não sujará o chão demasiadamente.

9) Lâminas para argamassa e rejunte

laminas-de-tungstenio

As lâminas granuladas mais simples são ótimas para pequenos trabalhos. Para trabalhos mais pesados, uma lâmina diamantada é super necessária e você economizará duas vezes mais do que se estivesse utilizando uma lâmina comum: as diamantadas têm vida útil três vezes maior que as granuladas. Nunca esqueça: quando você ver faíscas, significa que já está na hora de trocar de lâmina.

10) Cortar calços de porta

multicortadora jobmax

Quando vamos instalar uma porta, normalmente utilizamos calços para mantê-la dentro dos limites que queremos. É normal cortarmos estes calços com uma faca ou uma serra tico tico de mão, depois do serviço estar feito. Mas… Pense bem: porque gastar tempo e energia fazendo um corte tão simples com uma serra tico tico ou com uma faca (uma faca!)? Utilize sua multicortadora, coloque uma lâmina simples de imersão e faça o corte mais rápido de sua vida.

11) Vá onde as outras ferramentas não vão

multicortadora dremel

Multicortadoras encaixam perfeitamente em locais em que as outras ferramentas não conseguem alcançar. Corte tubos de difícil acesso, pequenos parafusos cegos e abra rasgos no topo da parede de um jeito tão fácil que você vai se perguntar porque não comprou uma multicortadora antes.

12) Use lâminas com tamanho extra

laminas extras

Para cortar tubos e perfis grandes, você pode utilizar uma lâmina de tamanho extra, com 2.1/2″. Para cortes comuns, utilize lâminas pequenas: elas são melhores para o motor da multicortadora (não exigem tanta força) e cortam com mais facilidade (maior movimento de corte).

13) Raspe a sujeira

Raspe toda aquela sujeira chata que fica grudada no chão da oficina, como adesivantes e graxa seca,  sem ficar horas a fio com uma faquinha na mão, forçando-a contra a meleca posta ao chão. Com a multicortadora, basta colocar uma lâmina raspadora e terminar o trabalho em meio segundo!

14) Muuuuitas opções de lâminas

laminas de multicortadora

Uma das vantagens da multicortadora são as incríveis variedade de lâminas: serras segmentadas, raspadores, serras de imersão retas, redondas, de material bi metal, raspadores de argamassa e outros diversos modelos.

15) Remova porcelanas de banheiro

multicortadora porcelana

Com certeza não há nada pior que tentar desparafusar aqueles parafusos corroídos de privadas e pias de banheiro, certo? Mas e se eu te falar que você pode simplesmente cortá-los? Isso mesmo! A multicortadora é uma mão na roda para economizar seu tempo. Pegue uma lâmina de serra segmentada bi metal e faça o serviço!

16) Adaptadores e acessórios

adaptadores multicortadora

Adaptadores vão te dar mais possibilidades de uso. Eu explico: algumas lâminas de uma determinada marca não vão encaixar em multicortadoras de outras marcas, mas utilizando pequenos adaptadores, você consegue ter uma gama de opções maior para uso.

17) Remova apoios de banheiro e saboneteiras

multicortadora-banheiro

Saboneteiras e apoios de banheiro não costumam ser parafusados, mas sim adesivados. E como retirar este adesivo? Muito simples: insira a lâmina de serra uma polegada dentro do adesivo ou argamassa que liga os apoios e a saboneteira à parede e comece o trabalho. Em pouco tempo, você já poderá aprofundar a lâmina até retirar tudo.

Tem outras dicas para usar a multicortadora? Deixe nos comentários! Tem alguma dúvida? Pergunte-nos!

2 Replies to “17 dicas para sua multicortadora”

  1. PAULO LÚCIO ESTOLANO DE MATTOS disse:

    Boa tarde. Possuo essa multicortadora, mas as fresas são muito dificeis de encontrar aqui no RJ. Vocês podem me mandar todos os modelos que vocês tem para que eu possa comprar?
    OBS: Já tenho cadastro com vocês e algumas compras. Abs, Paulo Lúcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *