6 maneiras de sua bateria de íon de lítio durar mais

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

bateria ion de litio

Bateria de íon de lítio da Makita, 18 volts.

As baterias de íon de lítio são largamente utilizadas em nosso dia-a-dia, são compatíveis com uma gama imensa de equipamentos e são melhoradas a cada inovação tecnológica. Basicamente, sua vantagem se deve ao alto teor reativo do lítio, elemento que a compõe, e da ausência do efeito memória (aquele que faz as baterias “viciarem”). As informações são do Family Handyman.

Um dos grandes segredos deste tipo de bateria está na hora da recarga: há basicamente dois estágios, um rápido que executa praticamente 3/4 da recarga total; e o segundo, um pouco mais demorado, que vai executar este 1/4 restante. A última etapa é a mais importante, é ela que garante maior autonomia de uso, pois é exatamente nela em que a ligação dos íons aos átomos de lítio fica mais difícil. Esta dificuldade se traduz em estabilidade maior e desprendimento de íons mais demorado.

É através desta nova tecnologia de baterias que as antigas acabaram sendo substituídas paulatinamente por novas, pequenas e leves, justamente por causa do lítio. Com ele, é possível fabricar bateria leves com energia maior que as baterias de níquel-cadmio. De modo geral, as baterias ion-li são mais resistentes, não viciam, aguentam por maior tempo cada carga e têm vida útil aumentada.

Todas essas vantagens exigem cuidado por parte de seus usuários, afinal, o custo de uma bateria de íon de lítio é um pouco mais elevado que daquelas antigas baterias ni-cad. Sendo assim, enumeramos 6 maneiras de fazer sua bateria durar mais, ter maior vida útil e, no fim das contas, de você economizar em seus serviços.

infografico

Compartilhe este infográfico em seu site, copie e cole o código HTML.

1 – Não descarregue sua bateria de íon de lítio completamente

bateria-acabando

Utilizar uma bateria de íton de lítio até ela descarregar completamente pode diminuir sua vida útil em pouco tempo. Depois de recarregá-la, tente não deixar a carga ficar abaixo de 20%. Coloque-a para recarregar sempre que você perceber qualquer pequena diferença em relação a seu desempenho. Nunca a espere parar de funcionar.

2 – Recarregue-a com frequência

recarregue-com-frequencia

Provavelmente, você já escutou que é melhor recarregar a bateria somente quando ela precisa, ou seja, depois de tê-la descarregado por completo. Isso não é verdade. Recargas constantes são boas pra bateria, inclusive quando elas estão parcialmente descarregadas, pois mantém a atividade dos íons de lítio.

3 – Recarregue sua bateria na temperatura correta

recarregar baterias ion de litio

A faixa de temperatura correta para recarga de um bateria de íons de lítio está entre 5ºC e 40ºC. Acima ou abaixo destas temperaturas, a recarga poderá afetar a reação química que acontece dentro das células do dispositivo e diminuir drasticamente sua vida útil. Nunca deixe sua bateria ou carregador expostos ao sol.

4 – Guarde sua bateria parcialmente recarregada quando o clima estiver frio

bateria ion de litio makita

Se bem armazenadas, as baterias de íon de lítio podem durar de três a cinco anos. Temperaturas extremas podem danificar seu funcionamento, como já explicado no ponto acima, desta forma, não a deixe jogada em seu carro, não a coloque em congeladores e nem a guarde na garagem. A deposite em um local fresco, com sombra e 40% recarregada.

Esta carga parcial irá proteger os circuitos da bateria e mantê-los funcionando durante seu armazenamento.

5 – Compre baterias novas, nunca compre baterias usadas

baterias-novas

Esta dica é óbvia, mas ainda assim é importante frisar: compre baterias novas. As baterias de íon de lítio tem um tempo limitado de vida útil, assim como um número limitado de ciclos (cada ciclo corresponde a uma carga da bateria), desta forma, é recomendado comprar baterias novas e de fabricação recente.

6 – Use suas baterias com frequência

sempre-a-utilize

Não compre uma bateria extra para deixar guardada. As baterias de íon de lítio degradam muito mais rápido quando não são utilizadas pelo menos duas vezes ao mês. Se você tem duas baterias, certifique-se de utilizar ambas.

Conclusão

Sua bateria irá durar muito mais se você tomar esses cuidados. Lembre-se, sua bateria tem uma quantidade limitada de recargas, no entanto, nunca espere a carga acabar para colocá-la no carregador. Coisas que fazemos no cotidiano, como deixar a bateria dentro do carro ou desprotegida da chuva, são coisas imperdoáveis: sua bateria irá durar muito menos que o normal e você terá muitas dores de cabeça.

4 Replies to “6 maneiras de sua bateria de íon de lítio durar mais”

  1. washington disse:

    bacana elias

  2. […] já publicamos um guia de 6 boas práticas para fazer a vida útil de sua bateria de íon de lítio durar mais, clique aqui e …, colocamos inclusive um infográfico para facilitar seu […]

  3. Bateria Moura disse:

    Exatamente o que eu procurava, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *