Confira 05 Acessórios Para Ferramenta Que São Indispensáveis!

Dicas e Truques

Written by:

A funcionalidade das ferramentas em geral é muito grande, mas sua versatilidade aumenta ainda mais quando elas são usadas em conjunto com os melhores acessórios

Toda ferramenta possui uma função. A furadeira é utilizada para furar, o moto esmeril para afiar, a parafusadeira para parafusar, entre várias outras. Porém, nem sempre elas fazem isso sozinhas.

No caso das furadeiras, é essencial contar com as brocas ideais, ao passo que o moto esmeril precisa dos discos corretos e a parafusadeira necessita dos bits adequados para cada situação.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram que os acessórios para ferramentas podem ser tão importantes quanto as próprias ferramentas, já que um não funciona sem o outro.

Entre todos os acessórios disponíveis, alguns ainda se mostram mais úteis e versáteis do que os outros, o que faz com que eles ocupem posições mais altas na lista do que não pode faltar para quem tem uma ferramenta.

Depois de aprender quais são os melhores acessórios, além de saber quais você deve comprar para poder aumentar ainda mais a eficiência do seu equipamento, será possível perceber como as ferramentas podem ganhar novas funções!

Acessórios Para Ferramentas Que São Indispensáveis Para Você

Se você tem as ferramentas que serão citadas a seguir, então é fundamental que também tenha os respectivos acessórios, o que aumentará bastante sua lista de possibilidades com cada equipamento!

1 – Brocas Para Furadeira

Se você sabe como usar uma furadeira, então sabe o quão importante é contar com uma série de brocas na sua caixa de ferramentas. Caso não saiba como utilizar o equipamento, ainda assim poderá entender essa importância.

A furadeira é um equipamento que conta com um motor, que por sua vez faz com que o mandril gire. Porém, por si só, ela não será capaz de furar nenhum tipo de superfície.

Para isso, é necessário escolher a broca adequada e acoplá-la ao mandril. Aí sim, será possível fazer todos os furos que você precisar.

Não é à toa que as brocas estão entre os acessórios para ferramentas mais importantes, já que permite que superfícies de alvenaria, concreto, madeira, metais e muitas outras sejam perfuradas com facilidade.

Além disso, também podem ser utilizados os serra copos, que como o próprio nome indica, são serras no formato de copos, utilizadas para fazer furos maiores, como aqueles que existem em móveis, para a passagem de fios e cabos elétricos. 

2 – Bits Para Parafusadeira

Assim como a furadeira não funciona sem as brocas, os bits são fundamentais para uma parafusadeira, já que farão com que ela consiga encarar todo tipo de parafuso sem qualquer problema.

Existem vários tipos de bits: para parafusos com cabeça tipo fenda, Philips, sextavada, allen e vários outros tipos, disponíveis em diferentes tamanhos, para que as chaves manuais sejam parte do passado.

Um dos acessórios para ferramentas que é ainda mais importante para a parafusadeira do que os bits é o adaptador, que é justamente onde os bits são acoplados para que ela possa ser utilizada.

O melhor a se fazer é comprar um bom kit de bits, que tenha essas ferramentas em grande variedade, além do adaptador, o que já deve atender à maioria das necessidades residenciais e profissionais.

Se mesmo assim ainda for preciso comprar algum bit, então é só completar a coleção com os modelos que faltam, para dar jus à afirmação de que a parafusadeira elétrica é a ferramenta para todas as horas.

3 – Jogo de Fresas Para Tupia

A tupia é uma das ferramentas elétricas mais versáteis, principalmente para quem trabalha ou gosta de mexer com marcenaria. É como se ela fosse o alicate universal das ferramentas elétricas.

Porém, assim como nos exemplos anteriores, para que ela possa funcionar perfeitamente e sem nenhum problema, é essencial contar com um bom kit de fresas, que ofereça todos os acessórios que você precise.

Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor jogo de fresas, mas essa é uma questão muito subjetiva. O que pode ser bom para uma pessoa pode não ser para outra e, por isso, é preciso escolher de acordo com cada necessidade.

Ainda assim, com um kit de fresas, a maioria das pessoas terá todos os acessórios para ferramentas que precisem, e se faltar algum, é só comprar conforme a necessidade aparecer.

4 – Discos Para Serra Mármore

A serra mármore, que é popularmente conhecida como Makita, é uma ferramenta muito utilizada em construções e reformas, para que seja possível cortar pisos e revestimentos. Como não poderia deixar de ser, ela também precisa de acessórios.

Entre os acessórios para ferramentas que são mais importantes para essa ferramenta, encontram-se os discos para ardósia, granito, madeira e concreto, embora existam muitas outras variedades.

É muito importante ver qual é o melhor tipo de disco para cada necessidade e sempre utilizar o modelo correto, pois caso contrário os danos podem ser irreversíveis, tanto ao disco quanto à superfície.

Portanto, por mais que você acredite que um disco para mármore também possa cortar madeira, nunca utilize-o para esse fim. Compre os discos adequados e monte um kit de emergência na sua mala de ferramentas. 

5 – Serras Para Arco de Serra

Para fechar a lista dos acessórios para ferramentas que não podem faltar, aparece a serra para arco, que é justamente a parte responsável por serrar.

O arco de serra é fundamental para que se tenha ergonomia na hora de serrar qualquer tipo de superfície, mas é muito importante sempre ter um conjunto de serras, para que se uma dela quebrar ou ficar gasta, você tenha outra à disposição.

Para aumentar a durabilidade e a resistência das serras, é fundamental que elas sejam bem fixadas ao arco, o que faz com que elas fiquem mais esticadas e, consequentemente, cortem com mais facilidade.

Quando os dentes começarem a ficar gastos, então é a hora ideal para trocar de serra. Assim, você poupa tempo, trabalho e ainda garante um serviço de maior qualidade.

Tenha todos os acessórios de que precisa!

Se você tiver todos os acessórios que foram citados, então não terá qualquer tipo de problema para fazer o serviço que for necessário, só terá que se preocupar em organizar sua caixa de ferramentas.

Outra vantagem é que a partir do momento que você tiver uma grande quantidade de acessórios, dificilmente terá que comprar um novo, a menos que realmente não consiga realizar algum tipo de serviço pela falta do item ideal.

Agora que você já sabe quais são os acessórios para ferramentas mais importantes, complete a sua coleção e esteja preparado para encarar qualquer desafio em sua casa ou trabalho! 

Conhece algum acessório que não citamos? Deixe nos comentários e aproveite para completar sua caixa de ferramentas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *