Escolha a broca de madeira certa para o seu trabalho: Não tenha mais dúvidas!

Artesanato e DIYDicas e Truques

Written by:

Entenda suas principais diferenças e confira algumas dicas sobre quais são as brocas ideais para cada tipo de serviço

É bem provável que neste momento você deva estar um pouco indeciso sobre qual broca de madeira utilizar em determinados tipos de trabalhos, não é mesmo? Atualmente, o mercado de construção conta com os mais variados modelos, que servem para diferentes aplicações.

As brocas são consideradas ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos e geralmente usadas como auxílio de uma furadeira. Mas quando devemos utilizá-las? Em diversas situações como na instalação de cortinas e prateleiras, para pendurar quadros, montar alguns tipos de móveis etc.

Por conta de sua enorme variedade, muitas vezes o profissional não escolhe o equipamento adequado o que acaba prejudicando o resultado final. Para ser assertivo em sua escolha, é preciso saber corretamente o material que será perfurado bem como o diâmetro do furo.

Ter a consciência destes dois fatores já um grande começo para quem não entende muito sobre o assunto. Alias, se você não sabe quais são os tipos de brocas de madeiras, suas funções e o serviço mais adequado para cada uma delas, calma!

Vamos explicar os detalhes necessários sobre as brocas a fim de solucionar suas dúvidas e garantir exatidão no trabalho que será realizado.

Tipos de broca de madeira

1 – Broca de três pontas

A Broca de três pontas, por exemplo, é caracterizada pelas três pontas em sua extremidade. Isso garante uma maior firmeza e um acabamento mais limpo na hora de fazer a perfuração.

Sabe-se que sua ponta central funciona como um guia do furo e faz com que o ponto inicial não escape ao longo da perfuração. Já as outras duas pontas servem apenas impulsionar a perfuração, garantindo assim, a sua exatidão.

2 – Broca Chata

Com tamanhos variados, a broca chata é utilizada para a realização de furos com diâmetros maiores. Normalmente, indica-se o seu uso para furos em madeira que não necessitam de um acabamento muito fino.

broca de madeira broca chata

Quando está bem afiada, sua boca central tem como objetivo posicionar e estabilizar os movimentos durante a furação na madeira. Já as suas extremidades são utilizadas para abrir o furo de acordo com o diâmetro desejado.

Veja também – Marcenaria artesanal x marcenaria tradicional: aprenda todas as suas diferenças!

3 – Broca Serpentina

É bastante indicada para fazer furos profundos na madeira sem muito esforço. A Broca Serpentina possui uma geometria espiral com sua ponta muito semelhante a um parafuso.

Devido a suas arestas de corte, este equipamento proporciona uma perfuração exata e com ótimo acabamento.

4 – Broca Forstner

A broca forstner possui uma função bem parecida ao da broca chata, uma vez que é utilizada para realizar furos ou rebaixos com diâmetros maiores. Normalmente, é indicada para fazer rebaixos na instalação de dobradiça de caneco, que está presente em grande parte dos armários embutidos.

5 – Broca Escareadora

Este tipo de broca serve para escarear furos na madeira. Mas o que isso significa? Trata-se de abrir um pouco mais o diâmetro do furo. Este equipamento é muito utilizado na realização de chanfro/rebaixo do furo para permitir que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira.

Agora que já vimos alguns tipos de brocas para madeiras, é importante expandir o conhecimento e se aprofundar um pouco mais nos equipamentos voltados para a perfuração de concreto.

Existem alguns tipos de brocas para concreto e estes geralmente são constituídos de ligas mais firmes que as brocas para madeira, pois têm como objetivo perfurar concreto, cerâmica, mármore e granito, considerados materiais mais resistentes e que necessitam de uma ferramenta que perfure de maneira mais agressiva e eficaz.

Não deixe de ver – Cuidados com ferramentas: 11 dicas para prolongar a vida das suas.

Brocas de concreto

As brocas de concreto não possuem um corte tão afiado quanto às de madeira, pois em alguns casos a furadeira é utilizada como martelete.  Os equipamentos mais comuns para concreto são as brocas SDS e a broca de vídea, conforme descrição abaixo:

1 – SDS

Indicadas para uso profissional, as brocas SDS são usadas para a perfuração de mármores, concreto, granitos, tijolos e alvenaria em geral. São divididas em dois grupos:

– SDS-Plus: utilizada em marteletes de até 4 kg.

– SDS-Max: usada em marteletes superiores a 4 kg.

Consideradas muito mais resistentes, elas possuem um encaixe especial na furadeira que previne possíveis deslizes ao longo da perfuração do material escolhido.

broca de madeira e broca de concreto

Confira mais: 05 ferramentas para decorar que você precisa ter!

2) Broca de vídea

Possui em sua ponta o formato de flecha, considerada mais larga que o corpo da broca. Isso evita que o cavaco gerado na perfuração trave a broca dentro do furo e permite um trabalho mais rápido e preciso.

Este equipamento é indicado para furar materiais bem resistentes, como por exemplo, o concreto, o mármore e o granito.

Existem também algumas brocas destinadas para a perfuração de vidros, como a broca diamantada que possui em sua ponta revestimento de diamante, o que permite uma qualidade muito maior no acabamento de furos em vidros e materiais mais vulneráveis.

Por fim, as brocas utilizadas para perfuração em metais devem ser escolhidas a dedo e operacionalizadas com uma velocidade reduzida para não correr o risco de queimá-la e perder o seu fio de corte.

Dentre os principais modelos, destaque para a Broca de aço rápido, que deve ser utilizada com o uso de fluído de corte para lubrificar e resfriar a sua ponta, pois o calor pode desgastar o seu fio de corte.

E também a broca escalonada que aumenta sutilmente o furo de acordo com o diâmetro pretendido.

Sabemos que existem diversos critérios a serem considerados durante a utilização de uma broca e que deixar de considerar algum ponto pode ser crucial para o andamento do seu serviço.

Lembre-se, após utilizar a broca certa é essencial manter a manutenção do equipamento e também do seu poder de corte. No geral, a manutenção mais adequada é a sua afiação que normalmente é feita com rebolos abrasivos.

Independente se for broca de madeira ou qualquer outro tipo, recomenda-se sempre utilizar o equipamento de maneira segura e eficaz, a fim de evitar acidentes inesperados e não prejudicar o trabalho em andamento.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para comprar sem sair de casa em uma loja de ferramentas online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *