Descubra Como Organizar Sua Caixa de Ferramentas!

Dicas e Truques

Written by:

Organize as ferramentas de uma forma simples e prática para que sua rotina fique ainda mais produtiva

Ter algumas ferramentas em casa é essencial para conseguir fazer manutenções que toda residência precisa. Por mais simples que alguns serviços podem parecer, como bater um prego, por exemplo, o uso de ferramentas é indispensável.

Por mais que a sua coleção seja pequena e simples, é importante mantê-la sempre em ordem e bem cuidada para que, quando for preciso, você tenha essas ferramentas para utilizar. Lembre-se: quando menos esperamos é que mais precisamos.

Algumas são mais utilizadas por profissionais, mas outras ferramentas manuais são indispensáveis e todos deveriam ter em casa, pois a qualquer momento pode acontecer um estrago que só poderá ser consertado através de boas ferramentas.

Além de ter uma caixa de ferramentas completa, é preciso saber como organizá-la de uma forma que fique prático para você no momento de usar e também para que fiquem guardadas com segurança para não correrem o risco de estragar.

No momento de pegar e guardar a ferramenta para arrumar algo urgente que quebrou, é normal não ter tanto cuidado em relação à organização, mas saiba que a forma de guardar sua ferramenta é essencial para a sua durabilidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e truques que irão te ajudar a organizar suas ferramentas para que fiquem sempre limpas, no lugar correto e claro, que durem por muito tempo.

Pegue todas as suas ferramentas e espalhe-as no chão

Pegue sua caixa de ferramentas manuais que está toda bagunçada e leve-a em um ambiente que não tenha muito movimento, pois você vai precisar de espaço no chão para espalhar suas ferramentas.

Primeiro vamos bagunçar ainda mais para depois começar a organizar, e logo você vai entender o porque disso.

Separe-as por tamanho

Ao espalhar todas as suas ferramentas no chão, separe-as por tamanho. Por exemplo, tudo o que for mais comprido, como as chaves de fenda, coloque perto um do outro para que eles fiquem no mesmo lugar.

Já aquelas maiores e com formas mais difíceis de encaixar, como os martelos e as chaves bielas, por exemplo, coloque também perto uma da outra.

Quando separamos dessa forma, fica mais fácil encontrar um bom lugar em que elas fiquem todas organizadas dentro da caixa de ferramentas.

Separe tudo o que for útil e o que não é

Com o passar do tempo é comum que a caixa comece a ficar mais bagunçada e com alguns produtos que já não estão mais bons para serem utilizados. Então, pegue tudo o que for útil e separe, já o que não for mais, descarte.

Quando falamos em produtos para serem descartados, estamos nos referindo a pregos enferrujados, buchas, parafusos e ferramentas quebradas e todos os materiais que realmente não terão nenhum tipo de serventia mais.

Ao fazer esse tipo de limpa na sua caixa, irá sobrar ainda mais espaço para organizar o restante das ferramentas de uma forma mais prática e simples.

Limpe todas as ferramentas e a caixa

Com o uso contínuo desses materiais, é normal acumular sujeiras e poeiras, então não adianta parar para fazer a organização da sua caixa de ferramentas se não limpar tanto a caixa quanto as próprias ferramentas em si.

Se sua caixa tiver prateleiras, desmonte-a se possível e lave para tirar todo o pó de dentro e de fora. Aprenda como fazer prateleiras de madeira para sala. Para as ferramentas, não é indicado lavar com água corrente, pois podem enferrujar, então passe apenas um pano com álcool.

Separe suas ferramentas para começar a organização!

Chegou a hora da organização!

Após fazer todos esses passos de separar o que é útil do que não é, separar por tamanhos ou formas, descartar o que não funciona mais e fazer toda a limpeza, chegou finalmente o momento de organizar a sua caixa.

Para isso, temos algumas dicas que irão deixar a sua vida muito mais prática, então não deixe de anotar todas.

Separe por categoria

Ao separar tudo por categoria, na hora que precisar encontrar determinada ferramenta será mais fácil. Nós sabemos que não é muito fácil separar todos esses itens apenas em uma caixa, mas guarde essa dica:

Pegue todas as ferramentas que são de corte e coloque-as juntas, as de aperto coloque juntas com as de aperto e assim vai. Ao terminar de separar, pegue aqueles elásticos de borracha e passe por elas.

Quando você organiza dessa forma, você terá um montinho de ferramentas para cada função, então será mais fácil e rápido encontrar a que você precisa.

Guarde peças pequenas em um só lugar

Sabe aquelas peças que são bem pequenas, difíceis de organizar e fáceis de perder? Então, pegue todas elas e também separe por categoria, por exemplo, separe todos os pregos grandes dos pequenos, as buchas, os parafusos e porcas.

Depois que separar, coloque-os em saquinhos que sejam um pouco mais fortes para que não furem com facilidade. Depois de armazená-os em saquinhos separados, escreva o nome do que tem ali dentro para facilitar sua vida.

Deixe materiais mais simples na prateleira de cima

Aqueles materiais mais simples e que servem para complementar o trabalho com o uso das ferramentas como a fita isolante, veda rosca, trena e outros do tipo, coloque-os na prateleira pequena que geralmente vem nas caixas.

Essas prateleiras costumam ficar na parte superior e tem várias repartições pequenas que podem ser utilizadas para armazenar esse tipo de material.

Compre uma caixa resistente

Assim como é importante comprar ferramentas resistentes e de qualidade, é preciso também escolher uma caixa que suporte carregar todos esses materiais de uma forma segura.

Para que seu material fique bem organizado, é preciso ter uma caixa de ferramenta de qualidade, resistente e que tenha uma boa divisão de espaço. Por isso, o melhor lugar que você vai encontrar é na J.Nakao.

Uma loja online que conta com os melhores e mais resistentes produtos para você deixar sua coleção de ferramentas ainda mais completa.

Tem mais alguma dúvida sobre o processo de organização das ferramentas? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *