Ainda que sejam ferramentas manuais relativamente simples, as chaves do tipo Philips podem fazer muitas coisas por você, seja profissionalmente ou para hobbies.

Quase todo mundo tem pelo menos algumas ferramentas em casa, já que nunca se sabe quando será necessário utilizá-las. Essa pode ter sido uma decisão espontânea ou causada por alguma necessidade anteriormente enfrentada.

Entre essas ferramentas, as chaves desempenham um papel muito importante, já que praticamente tudo com o que nos deparamos hoje em dia conta com parafusos, e pode ser necessário apertá-los ou desapertá-los de vez em quando.

A chave de fenda é uma clássica ferramenta manual, mas não há como negar que ela está um degrau (ou alguns degraus) abaixo da chave Philips, que é uma ferramenta bem mais prática, eficiente e segura do que a primeira.

Pode ser que você nunca tenha parado para pensar no quão útil é essa ferramenta, como ela representa uma verdadeira evolução à chave de fenda e quantas coisas podem ser feitas com ela.

Caso tenha se identificado, então chegou a hora de aprender tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta que possui centenas de utilidades!

Por Que a Chave Philips é Tão Importante?

Ninguém duvida que as chaves Philips são ferramentas manuais indispensáveis, que jamais podem faltar em qualquer ambiente. Prova disso é que elas estão presentes em quase todas (se não todas) as caixas de ferramentas por aí.

Você pode ser um marceneiro, um cozinheiro ou um técnico de informática, é muito provável que já tenha tido que usar uma chave de fenda e uma Philips para apertar e desapertar um parafuso da parede ou de qualquer outra superfície.

Mesmo que já tenha passado por isso, pode ser que ainda não tenha comparado a funcionalidade de ambas ferramentas, o que te faria enxergar que a Philips é uma verdadeira mão na roda.

O formato de encaixe de um parafuso com cabeça de fenda não permite um contato muito eficiente entre ele e a ferramenta. É bem provável que você já tenha deixado a chave escapar quando estava apertando um desses parafusos.

Isso não costuma acontecer com os parafusos com cabeça Philips, já que eles se encaixam em duas direções: na vertical e na horizontal. Por isso, mesmo que você esteja um pouco desequilibrado na hora de aplicar a força no parafuso, a chave não deve escapar.

É claro que isso não quer dizer que você deve abrir mão de todos os modelos de chave de fenda para ficar apenas com a chave Philips, já que tudo depende do tipo de parafuso com que tiver que lidar, mas no que depender de você, prefira o tipo Philips.

Chave Philips
O Que Fazer Com as Chaves Philips?

Você pode fazer muito mais coisas do que imaginava com a sua chave Philips. Para te provar isso, montamos um pequeno manual, que ampliará ainda mais a versatilidade dessa ferramenta!

#1 – Apertar Parafusos

Você já deve fazer isso, mas algumas dicas nunca são demais.

Para apertar um parafuso Philips, apoie a chave de fenda nele, leve-o à superfície e, depois, faça movimentos no sentido horário, para que ele seja fixado onde se deseja.

Para não ter tanto trabalho, o ideal é segurar no cabo da chave Philips e fazer o movimento com uma leve pressão para frente, de modo que o parafuso entre com mais facilidade.

Quando acabar de parafusar, force um pouquinho mais, para que fique bem preso, mas não aplique força demasiada, pois isso pode espanar o parafuso e dificultar na hora de retirá-lo.

#2 – Desapertar Parafusos

Aqui, o processo é quase igual ao anterior, com a diferença de que o movimento deve ser feito no sentido anti-horário.

Na hora de desapertar o parafuso, tome cuidado para não fazer força para a frente com a chave Philips, como acontece na hora de apertar. Senão, pode ficar difícil para ele sair.

Quando o parafuso já estiver quase solto, caso você ache mais prático, pode terminar de retirá-lo com a mão mesmo, já que não haverá quase nenhuma pressão nele.

#3 – Apertar ou Desapertar Parafusos Espanados

Essa já é uma dica mais fora da caixa, que pode ser que você nunca tenha pensado, mas que pode salvar sua vida se não conseguir apertar ou desapertar aquele parafuso espanado.

Quando isso acontece, você pode tentar o quanto quiser, que provavelmente não conseguirá apertar ou soltar o parafuso. Pode até ser que o atrito entre a chave Philips e o parafuso gaste mais sua cabeça e dificulte ainda mais o trabalho.

Nesses casos, antes de apelar para a brutalidade, você pode recorrer a um “hack”: usar um elástico, também conhecido como liguinha em algumas regiões, ou uma pequena camada de borracha.

O funcionamento é bem simples: antes de encaixar a chave no parafuso, coloque o elástico ou a borracha entre eles, e depois tente apertar ou desapertar. A borracha se encarregará de “preencher” o espaço gasto do parafuso espanado.

Se o processo der certo, então é só terminar o serviço e, depois, substituir o parafuso, para não ter que passar por esse problema de novo.

#4 – Apertar e Desapertar Parafusos de Fenda

Essa é uma dica que se aplica àquelas chaves mais velhas, que já estão quase estragadas. Porém, como diz o ditado, nada se perde, tudo se transforma.

Caso você tenha uma chave Philips bem gasta e em péssimo estado, pode contar com o auxílio de um moto esmeril para gastar a ponta da chave e deixá-la com o formato de fenda. Assim, você perde uma chave, mas ganha outra!

Porém, não se esqueça: o procedimento só é recomendado se a chave já estiver bem velha e gasta ou se você precisar de uma chave de fenda com urgência. Não se esqueça de usar um óculos de segurança ou de abaixar o protetor visual do equipamento.

Caso não tenha muita experiência com o moto esmeril, é melhor procurar por ajuda para evitar maiores problemas.

Uma Ferramenta Mais Versátil do Que Você Imaginava!

Viu como as chaves tipo Philips podem ser muito mais úteis do que você já havia pensado? Elas são muito úteis e funcionais e podem fazer toda a diferença para deixar um serviço ainda mais simples.

Sempre que precisar colocar um novo parafuso, prefira os com cabeça Philips, pois você (ou qualquer outra pessoa que precisar apertar ou desapertar) terá uma vida muito mais prática graças a essa escolha.

Então, não perca mais tempo: tenha sempre à sua disposição os melhores modelos de chave Philips para evitar maiores dores de cabeça e garantir que você não fique na mão quando precisar de algum tipo de manutenção com esses parafusos! Se tiver dúvidas de como organizar sua caixa de ferramenta, nós escrevemos um artigo com várias dicas sobre isso.