Como Comprar Madeira: Dicas Indispensáveis Para Quem Ama DIY

Artesanato e DIY

Written by:

A madeira é um dos materiais mais amados por quem gosta de montar móveis e decorações em casa, e saber como escolher na hora de comprar é muito importante

Projetos de DIY são uma verdadeira paixão na internet: em poucos segundos, é possível encontrar centenas de inspirações. Para isso, é muito importante saber como comprar madeira.

De cara, já é importante saber que o material não deve ser escolhido com os mesmos critérios que você utilizaria se precisasse reformar alguma coisa na sua casa ou instalar uma nova porta de madeira, por exemplo.

Se você ficou um pouco confuso com a explicação, não se preocupe, pois saberá das melhores dicas para comprar a madeira perfeita para todos os seus projetos de DIY!

Como Comprar Madeira Para DIY?

Essa é uma pergunta que pode parecer um pouco estranha. Afinal, será que existe algum cuidado especial para comprar madeira?

A resposta é sim, principalmente quando se trata de artesanato em madeira e outras formas de DIY. Pode ser que você tenha pensado em algumas coisas agora, mas acredite: as dicas irão te surpreender de verdade! 

 

1 – Ter Mais Não é Demais

Quem ainda está no começo da trajetória de móveis e artigos de decoração montados em casa pode ainda não ter se deparado com a situação de encontrar alguém que venda madeira reutilizada em grandes quantidades.

À primeira vista, essa pode não parecer uma ideia tão boa assim. Pode ser que você encontre alguma pessoa ou loja que venda 20 paletes usados, mas você só precisa de 10, e eles não vendem só uma parte. E agora?

Os móveis de madeira reciclável costumam levar bastante madeira, mas se mesmo assim a quantidade for maior do que o que você precisa, não hesite em comprar e guardar para depois

Essa é uma ótima dica de como comprar madeira, já que assim você pode economizar bastante e terá bastante matéria-prima para seus próximos projetos, o que resulta em economia no final.

É claro que você precisa ter um espaço legal para armazenar tudo isso de madeira, mas se tiver, pode comprar sem medo. Com certeza, você não vai se arrepender.

2 – O Visual da Madeira de Demolição Não é “Perfeito”

Essa é outra dica que vale mais para quem ainda é novo nesse mundo de DIY: muito se engana quem pensa que vai encontrar madeiras de demolição ou pallets com um aspecto perfeito.

É justamente isso o que faz com que a madeira seja considerada de demolição. Caso contrário, não seria preciso tomar esses cuidados no processo de como comprar madeira, já que ela seria adquirida nova e sem nenhum defeito.

Assim que você estiver com o material, pode ser que tenha que tratar a madeira para que ela fique mais bonita e possa ser melhor utilizada, o que não tem problema algum.

Saber como lixar madeira envernizada pode fazer toda a diferença nesse processo, já que ela poderá ser utilizada da maneira que você quiser depois de lixada, até mesmo envernizada de novo.

Enfim, em resumo, concentre-se mais na resistência e na funcionalidade da madeira do que em sua aparência, já que isso pode ser facilmente corrigido (a menos que seja um caso muito grave, é claro).

3 – Madeiras Quebradas Também Fazem Parte

Quem deseja saber como comprar madeira para reaproveitamento também vai se deparar com alguns pedaços quebrados, seja em pallets ou em outras formas de apresentação.

Mais uma vez no exemplo dos vendedores de grandes quantidades, é bem comum encontrar alguns que vendem um “pacote completo”, com madeiras de vários tipos e tamanhos, inclusive algumas um pouco quebradas, mas isso não tem problema.

Todo projeto precisa de pequenos pedaços de madeira, seja para construir uma base, um apoio ou para fazer algum tipo de detalhe. Então, pode valer a pena economicamente comprar algumas madeiras danificadas, já que elas podem sair mais barato.

Desde que você conheça as dicas indispensáveis para reparos em madeira, como usar cola e parafuso para prender os pedaços de madeira, usar bloquinhos de madeira para reforçar estruturas e muitas outras, o projeto tende a dar super certo.

4 – As Madeiras Não Precisam Ser Iguais

Aqui, os perfeccionistas podem ter um pouco mais de dificuldade, mas não se force a encontrar pedaços de madeira com veios que sejam contínuos, pois não tem como comprar madeira com essas características.

Assim como acontece com a nossa impressão digital, que é única, os veios da madeira também são. Cada tronco apresenta um desenho diferente, e é quase impossível encontrar desenhos que se combinem perfeitamente.

Os móveis e decorações de DIY são rústicas, que é justamente o que traz graça ao projeto. Essa característica está super em alta, inclusive, então preservá-la pode deixar o resultado ainda mais incrível.

Para dar uma ideia de uniformidade e mais equilíbrio, você pode optar por uma tinta ou um verniz, mas tenha certeza que os detalhezinhos diferentes deixarão a composição ainda mais legal.

5 – Use as Ferramentas Adequadas

Não é apenas com o processo de como comprar madeira que você precisa se preocupar para seus projetos de DIY e decoração: é preciso contar com as ferramentas adequadas para cada situação.

Quando se trata de madeira, é preciso contar com as ferramentas elétricas mais versáteis, que facilitarão muito a sua vida na hora de alcançar os resultados desejados sem precisar perder muito tempo.

Entre tantas opções, as que podem ser mais importantes para você são a tupia e a parafusadeira, de preferência as que também servem como furadeira. Assim, você terá menos esforço e mais produtividade.

Com isso, você poderá trabalhar da melhor maneira possível com a madeira, já que terá toda a infraestrutura de que precisa para que os projetos saiam do papel e se tornem realidade.

Compre Madeira de Reaproveitamento: Você Tem Muito a Ganhar!

Essa é uma excelente decisão: além de economizar, você ajuda o meio ambiente, pode obter móveis e decorações com formato e acabamento únicos e, de quebra, pode ganhar um bom dinheiro com isso.

Não existe nenhum segredo mirabolante para comprar madeira, mas cada uma dessas dicas é muito valiosa para que você faça bons negócios e sempre saia na vantagem.

Agora que você já sabe como comprar madeira, garanta tudo o que você precisa em uma loja de ferramentas, baixe os melhores projetos da internet e se torne um verdadeiro mestre do artesanato, desde o planejamento até a execução!

2 Replies to “Como Comprar Madeira: Dicas Indispensáveis Para Quem Ama DIY”

  1. Orlando Kunio Onishi disse:

    Essas dicas são muito valiosas, principalmente, para quem está há algum tempo pensando em desenvolver algum projeto DIY. Isso além de encorajar a iniciativa, ganha tempo e evita desperdícios enevitáveis. Muito bom.

    • jnakao disse:

      Obrigado, Orlando! Acompanhe sempre nossas postagens aqui no blog, assim como nossa página no Facebook e nosso canal no You Tube! Trazemos sempre conteúdo diferenciado visando facilitar e inovar em seus processos diários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *