Como usar uma furadeira: Um guia básico para o homem moderno!

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

A peça chave para muitos projetos domésticos e profissionais, a furadeira também pode causar dores de cabeça se não utilizada conforme sua especificação, aprender como usar uma furadeira é essencial. Sendo assim, vamos ajudar aqueles que acabaram de perceber que precisarão usar uma furadeira, mas não sabem nem mesmo o que é um mandril.

como usar uma furadeiraA furadeira é a evolução dos antigos arcos de pua, você pode colocar brocas em sua ponta (chamada de mandril) e fazer diferentes tipos de furos em diversos materiais.

Quando ela também tem a função de parafusar disponível, pode-se encaixar bits e transformá-la em uma “chave de fenda motorizada”, para qualquer coisa que você queira prender em paredes de concreto, aço ou madeira.

Você vai precisar de uma furadeira para fazer furos em madeira, concreto, aço ou plástico:

  • Para união de duas peças;
  • Para fixar quadros ou luminárias;
  • Para abrir buracos em troncos de árvores que serão utilizados em cultivos;
  • Caso a função de parafusadeira seja disponível, para a fixação de parafusos em metais, concreto, madeira e diversos outros materiais.

 Com usar uma furadeira

A primeira coisa que você precisa saber sobre como usar uma furadeira é a respeito da broca correta para ser utilizada: ela precisa se adaptar ao tamanho do mandril sempre. Por exemplo, com uma mandril de 10mm você pode utilizar brocas de até 10mm e o mesmo vale para furadeiras com mandril de 13mm ou 16mm e etc.

como usar uma furadeira

Há alguns passos para realizar a troca de brocas. Para furadeira com mandril comum, é necessário abri-lo com a chave que vem junto com a máquina. Esta chave precisa ser guardada com cuidado, pois é feita especificamente para este modelo de ferramenta. Siga os passos:

  • Coloque a chave em cada uma das aberturas no mandril e gire em sentido horário;
  • Coloque a broca na ponta do mandril;
  • Aperte com força todas as aberturas do mandril

Para furadeiras com mandril de aperto rápido, os passos são diferentes:

  • Segure o mandril
  • Aperte o gatilho da furadeira até suas três agarras abrirem
  • Coloque a broca no mandril e segure-a com o dedo indicador e polegar, enquanto ainda prende a base do mandril com os dedos anelar e mínimo.
  • Mude a furadeira para velocidade reversa;
  • Aperte o gatilho até que as três agarras prendam a broca.

A furadeira também tem dois outros importantes botões: um próximo ao gatilho, para regular a rotação da ferramenta no sentido horário ou anti-horário. Outro botão, que na verdade é uma regulagem, está presente em furadeira que também têm a função de parafusadeira: o controle de torque. Com o controle de torque no seu número mínimo, ele irá parafusar até sentir uma pequena tensão, já com o torque no seu número máximo, ele irá parafusar até o fim, mas também poderá quebrar a ponta do parafuso. O ideal é começar com torques baixos e aumentar gradativamente de acordo com a necessidade.

4 Replies to “Como usar uma furadeira: Um guia básico para o homem moderno!”

  1. […] macios, como madeira, é fácil e simples. Você só precisa colocar uma broca comum em sua furadeira e apertar o botão. Mas utilizar esta técnica para materiais como vidro, metais ou cerâmica não […]

  2. […] relação ao uso da furadeira correta para cada broca, o marceneiro Elias Leão tranquiliza aqueles que ficam inseguros em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *