Como usar uma serra circular de bancada

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

Ela é uma das máquinas mais utilizadas em marcenarias e carpintarias, para saber como usar uma serra circular de bancada você precisará de paciência e cuidado. Obedecendo alguns passos, todos os seus cortes serão altamente precisos. As informações são do Family Hand Man.

É necessário entender primeiramente que:

  • Apesar de ser possível realizar vários cortes com uma serra circular de bancada, tenha em mente que ela é otimizada para dois tipos de cortes: transversal e retos.
  • O corte transversal é feito através de um pedaço de madeira pequeno, já o corte reto é feito em toda a extensões de uma peça grande de madeira.
  • Saber qual corte você irá fazer é importante pois definirá como você irá utilizar as guias da máquina.

como-usar-serra-circular-de-bancada-alinhamentoA guia de corte, presente na máquina, ajuda a puxar a peça trabalhada enquanto o corte é realizado, sem perder o ângulo escolhido antes do corte. Já a guia lateral, como o nome diz, está posicionada horizontalmente na lateral da mesa, auxiliando uma medição perfeita de cortes de longa trajetória.

Antes de começar a usar sua serra circular de bancada, faça as medições necessárias para garantir que o ângulo da serra esteja conforme o esperado. Utilize um esquadro para medir se ela está totalmente alinhada e caso não esteja, faça isso manualmente. Lembre-se: sempre com o equipamento desligado.

como usar serra circular de bancada alinhamento da guiaRegule a guia de corte em perfeitos 45º. Basta utilizar aquele mesmo esquadro que você mediu a serra de corte e aplica-lo conforme a foto na guia, utilizando a serra já alinhada como apoio e referência.

Para fazer cortes em peças longas, utilize um apoio, que pode ser uma mesa ou uma extensão da própria serra circular de bancada. Esta mesa deverá dar estabilidade para o corte e evitar que você, enquanto estiver operando a máquina, precise ficar segurando a peça trabalhada.

Na mesma lógica, um outra dica valiosa se refere ao uso da capacidade de corte da serra: você não precisa se preocupar com madeiras grossas, já que pode inicialmente fazer um corte em metade de seu tamanho e depois terminar o corte do outro lado da peça, conforme a figura abaixo. No entanto, é necessário ter uma máquina com acessórios completamente alinhados, obedecendo a todos os passos acima. Só assim esta dica funcionará.

como-usar-serra-circular-de-bancada-para-cortar-pecas-grossas

Dicas de segurança:

Entender como usar uma serra circular de bancada é saber também o que não fazer com ela, é saber como manter-se seguro com seu uso.

  1. Sempre desplugue a máquina enquanto estiver regulando qualquer guia e o ângulo da serra;
  2. como-usar-serra-circular-de-bancada-guia-de-corte-e-guia-lateralTudo bem raspar um pouco da peça trabalhada após o corte, mas evite cortas extensões menores que duas polegadas, pois a serra poderá parti-la e joga-la aleatoriamente pelo ambiente de trabalho;
  3. Nunca use a guia de corte como se fosse uma guia para cortes de longas peças, conforme a figura ao lado. A madeira começará a trepidar e poderá causar um sério acidente devido ao contragolpe.

 

 

 

 

4 Replies to “Como usar uma serra circular de bancada”

  1. […] Veja também: Como usar uma serra circular de bancada […]

  2. Fernando disse:

    Fiquei em duvida na dica 3. Então pra que é o uso da guia de corte? A peça da foto nem é longa.

  3. […] já mostramos como usar uma serra circular de bancada, agora iremos lhe dar esse aviso sobre sua proteção de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *