Neste artigo, queremos que conheça os tipos de baterias para ferramentas sem fio e suas finalidades.

Hoje em dia graças a tecnologia, já é possível usarmos ferramentas a bateria, sem a necessidade de termos que plugar as ferramentas na tomada.

Mas você sabia que existem baterias específicas para cada tipo de ferramenta sem fio?

Abordaremos nesse texto os tipos mais comuns, no entanto, primeiramente, é preciso entender que as ferramentas sem fio tem ganhado espaço no mercado.

Diferentemente das ferramentas elétricas, elas possuem um peso reduzido, além de serem práticas e podendo ser operadas em diversas voltagens.

Sua durabilidade também é maior, além de um aumento na capacidade de carga.

Conheça os tipos de baterias para ferramentas sem fio e suas vantagens

 

Níquel-cádmio (NiCd)

Níquel-cádmio é a bateria mais antiga que existe e, por isso mesmo, ela apresenta algumas desvantagens. Elas são produzidas com níquel-cádmio e são mais pesadas. Além disso, possuem uma vida útil curta. Se o carregamento não for completo, elas acabam perdendo o desempenho.

Outra desvantagem sobre as baterias de níquel é que elas contaminam o meio ambiente quando não descartadas da maneira correta.

 

Níquel-hidreto metálico (NiMH)

A grande vantagem em relação às Níquel-cádmio, é que elas conseguiam ser mais leves, menores e produzir a mesma quantidade de energia. Consequentemente são mais caras.

 

Compre com desconto na Jnakao

 

Íon-lítio (Li-íon)

A bateria mais utilizada atualmente. Por serem feitas com íons de lithium, elas conseguem armazenar mais carga e, também, são mais leves. Esta modelagem aparece em câmeras digitais, notebooks, celulares e, é claro, ferramentas. Acima de tudo, outros pontos positivos são que não precisam de um ciclo de vida completo para serem utilizadas e também não necessitam que estejam zeradas para serem recarregadas.

Além disso, tem uma taxa de descarregamento bem mais lenta, consequentemente o que facilita e muito a realização de trabalhos mais demorados.

As ferramentas de impacto, geralmente, utilizam este modelo de bateria. É o caso das parafusadeiras,  chaves de impacto entre outras. Sabe qual a grande vantagem? Algumas vezes, as baterias deste modelo podem ser compartilhadas com diferentes tipos de ferramentas. Portanto, é uma forma de gerar economia.

Compre com desconto na Jnakao

Ferramentas sem fio

 As principais ferramentas são furadeiras, parafusadeiras, serras de fita, serras sabre, serras tico-tico e esmerilhadeiras, dentre outras. Como já mencionado, as baterias para essas ferramentas possuem diversas vantagens, pois além de serem leves, podem ser compartilhadas entre os equipamentos. Uma dica é, se você comprar combos, geralmente sai ganhando, pois vêm duas baterias no kit.

Em conclusão, seja qual for o modelo de bateria, é importante estar atento ao descarte. Busque sempre uma estação de reciclagem ou, se for o caso, de desmonte. É uma maneira de preservar o meio ambiente.