Esmerilhadeira: tudo que você precisa saber [Infográfico]

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

esmerilhadeira makitaA esmerilhadeira é uma máquina própria para corte e desbaste de metais, esta especialidade se dá devido a alta rotação do motor.

É portátil, os menores modelos são leves e sempre potentes, no entanto, é necessário entender alguns detalhes para não fica em perigo com esta ferramenta.

Continue lendo para entender tudo sobre esmerilhadeiras, aproveite e veja o infográfico abaixo.

Índice

  1. Conheça uma esmerilhadeira angular [infográfico]
  2. Esmerilhadeira angular
  3. Discos para esmerilhadeira
  4. 6 dicas de segurança para uso de esmerilhadeiras
  5. Escolha a melhor esmerilhadeira

1. Conheça uma esmerilhadeira [Infográfico]

esmerilhadeira infografico

Voltar ao topo

2. Esmerilhadeira angularesmerilhadeira angular

Diferente das lixadeiras, que têm o motor exatamente no mesmo eixo da base, as esmerilhadeiras são chamadas de angulares por ser necessário um eixo de transmissão da rotação do motor para o disco.

As esmerilhadeiras podem ter controle eletrônico de velocidade, o que facilita na hora de regular exatamente em qual rotação será usada. Como é uma máquina de alta rotação, e possível observar RPM’s de 6000 até 13000.

Há dois tipos de esmerilhadeiras: as grandes, com diâmetro que varia entre 7 e 9 polegadas; e as pequenas, com diâmetro entre 4 e 5 polegadas. Para trabalhos do dia-a-dia, as esmerilhadeiras pequenas são perfeitas, sejam elas esmerilhadeiras da Makita, DeWalt, Skil, entre outros fabricantes.

Você só precisará utilizar as esmerilhadeiras de grande diâmetro quando for cortar estruturas metálicas e grandes perfis, portanto, não é vantagem ter uma sem essa necessidade específica.

Para utilizar a esmerilhadeira angular, tenha certeza que seu espaço de trabalho é protegido. Como a máquina solta muitas faíscas, pode ser perigosa para você (iremos tratar dos equipamentos de proteção mais a frente, continue lendo) e poderá danificar os objetos no ambiente.

O que é indicado? Retire todos os objetos que possam ser deteriorados pelas faíscas, como o vidro: afaste espelhos, quadros, vasos, também retire objetos que possam queimar com as faíscas, como palha e papelão.

Usada com segurança, a esmerilhadeira é a máquina mais previsível do mundo, mas quando não há preocupação com a integridade do usuário ou do local de trabalho, ela se torna uma bomba relógio.

Outro ponto de segurança a ser observado são dos discos. Leia abaixo quais são os dois tipos de discos para esmerilhadeira e aprenda como colocá-los na máquina.

Voltar ao topo

3. Discos para esmerilhadeira

discos esmerilhadeira

Há dois discos próprios para esmerilhadeira: desbaste e abrasivo de corte.

  1. Discos de desbaste: são grossos e possuem uma “barriga” no centro, formato para encaixe no eixo da esmerilhadeira;
  2. Discos abrasivos de corte: são finos e retos. Só devem ser usado se estiverem íntegros e retos. Dentro da categoria de discos de corte, há os especiais para aço inox, que são mais finos em comparação com os discos para aço comum, alguns milímetros mais grossos: ambos são especificados na embalagem do produto.

Trocar os discos é uma parte importante. É necessário apertar o botão de trava do disco, girá-lo até travar junto ao eixo, utilizar a chave para soltar a porca acima do disco (esta chave está inclusa no pacote junto com a esmerilhadeira), depois basta retirar o disco da máquina. Depois troque o disco, coloque a porca, aperte-a com o eixo até ficar bem firme.

– O disco não deve oscilar nunca! Se quando você encaixar e girar com a mão ele oscilar, não o utilize, pois ele poderá quebrar durante o uso e lhe colocar em perigo. 

Detalhe: perceba que a porca não é reta: ela tem duas faces diferentes, sendo uma com um declive e outra protuberante. Como saber qual lado usar? O lado com declive, “para dentro”, deve ser utilizado em contato com discos de corte, já o lado protuberante, “para fora”, deve ser utilizado em contato com discos de desbaste.

Cada disco já vem com a informação da rotação máxima para uso: nunca utilize um disco com rotação maior que o especificado, pois ele poderá quebrar e colocar sua integridade em perigo.

Aliás, todo perigo deve ser evitado. Continue lendo e veja mais sete dicas de segurança para melhor uso da esmerilhadeira.

Voltar ao topo

4. 6 dicas de segurança para uso de esmerilhadeiras

 

 

  1. A máquina sempre deve ser utilizada com as duas mãos;
  2. Nunca utilize discos danificados ou com anel de reforço oxidado;
  3. Não force a esmerilhadeira ao fazer cortes. Forçar a máquina é forçar o disco e, portanto, sobrecarregá-lo;
  4. Não utilize discos em rotações maiores que a especificada pelo fabricante;
  5. Nunca utilize roupas largas ou com mangas e se seu cabelo for grande, prenda-os, pois eles podem enroscar no disco da esmerilhadeira;
  6. Utilize avental, luvas e máscara para proteger rosto e corpo de faíscas, óculos para os olhos e protetores auriculares para se proteger do barulho.

Voltar ao topo

5. Escolha a melhor esmerilhadeira

Você precisa cortar perfis e tubos de metal? Precisa fazer desbaste? Com certeza você merece a melhor esmerilhadeira: veja aqui todas as opções de esmerilhadeiras na JNakao e escolha conforme sua necessidade.

Voltar ao topo

2 Replies to “Esmerilhadeira: tudo que você precisa saber [Infográfico]”

  1. Marco Antonio Muniz Duarte disse:

    Preciso saber ate que dimensão do disco de desbaste e de corte posso utiliza – lo ,ou seja, quero saber se existe um limite de seguro que possa utilizar antes da troca ?

    • jnakao disse:

      Marco, as grandes, com diâmetro variam entre 7 e no máximo 9 polegadas; e as pequenas, com diâmetro entre 4 e no máximo 5 polegadas. Para trabalhos do dia-a-dia, as esmerilhadeiras pequenas são perfeitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *