Ferramentas de marcenaria: Como escolher e montar a sua!

Dicas e Truques

Written by:

Listamos algumas dicas, recomendações e ferramentas de marcenaria necessárias para você que deseja se profissionalizar no setor

Você que já trabalha com a arte de transformar madeiras e já se considera um marceneiro, já pensou em aprender o passo a passo, comprar as ferramentas de marcenaria adequadas e se profissionalizar no ramo?

Com certeza, esta pode ser uma das ideias mais lucrativas para o seu bolso. Sabe-se que, as pessoas se tornaram bem exigentes e passaram a optar por móveis sob medida de acordo com os seus gostos e necessidades.

Isso prova que a maneira como consumimos móveis mudou de maneira expressiva de uns tempos para cá.

Além disso, podemos observar um crescimento exponencial do mercado informal, inclusive de montador de imóveis, e a exigência cada vez maior por materiais de primeira linha e resultados criativos e inspiradores.

Se você já trabalha com marcenaria, deseja ampliar o seu negócio, mas não sabe por onde começar. Fique tranquilo! Listaremos algumas dicas de como montar uma marcenaria e quais ferramentas de marcenaria serão necessárias a fim de potencializar o seu negócio.

Primeiramente, é preciso se perguntar qual o seu principal objetivo neste ramo, ou seja, se você irá utilizar a marcenaria como Hobby ou se trata-se da sua principal fonte de renda.

Já possui essa resposta e está super animado? Confira abaixo as principais dicas para se profissionalizar e montar o seu próprio negócio.

Faça um curso profissionalizante

Por mais que você já tenha uma ampla experiência no setor, com alguns clientes em sua carteira, recomenda-se sempre se reciclar, aprender novos conceitos e ampliar o processo criativo.

ferramentas de marcenaria

Por conta disso, é indispensável investir no aprimoramento do trabalho a fim de atender outros perfis de clientes e aumentar o seu faturamento. Existem diversas opções de cursos que podem ser realizados de maneira presencial ou à distância.

Ao longo do processo, você irá aprender novas técnicas, como utilizar corretamente as ferramentas de marcenaria, lidar com a demanda dos produtos e atender uma clientela cada vez mais exigente.

Tenha um foco e defina os produtos

Para você montar a sua própria marcenaria recomenda-se definir qual a linha de produtos irá nortear o seu negócio. Ou seja, qual será o seu carro-chefe?

Na ocasião, o marceneiro deverá avaliar se irá focar na produção de móveis sob medida, utensílios, painéis de madeira, peças de decoração, púlpitos, utensílios diversos entre outros.

Se você ainda está em dúvida para definir os itens que deseja produzir, que tal considerar esses dois fatores: habilidade e rentabilidade.

O ideal é focar o seu negócio em produtos que você possui uma maior habilidade e agilidade e que ao mesmo tempo podem trazer uma rentabilidade adequada para o seu bolso.

Lembre-se também que, diversificar o seu portfólio poderá significar um aumento de lucratividade.

Veja também: 05 acessórios para ferramenta que são indispensáveis!

Ferramentas de marcenaria

Para montar uma marcenaria, prezar pela qualidade das ferramentas é extremamente importante para o empreendedor. Trata-se do famoso ditado “às vezes o barato, sai caro”.

Se o dinheiro está curto, o marceneiro poderá adquirir as ferramentas e materiais aos poucos. Inicialmente, entre os itens que deverão compor uma marcenaria, estão:

  • Serrote pequeno (para pequenos cortes e ajustes)
  • Alicate
  • Chaves de fenda e philips
  • Brocas
  • Estilete
  • Serra circular manual (para pequenos cortes)
  • Furadeira
  • Serra Tico Tico
  • Parafusadeira
  • Trena
  • Martelo
  • Marreta de borracha (para ajustes)
  • Nível

Com o passar o tempo e de acordo com a sua profissionalização, recomenda-se algumas ferramentas de marcenaria elétricas. Elas são essenciais para o aperfeiçoamento da arte de transformar madeiras em grandes projetos.

Entre os principais equipamentos elétricos, destaque para:

  • Serra tico-tico Hobby
  • Serra meia esquadria.
  • Serra Circular manual
  • Serra tico-tico Profissional

Monte na sua própria casa

Com o objetivo de ter maior liberdade para trabalhar, guardar ferramentas, itens produzidos e materiais, montar a marcenaria em sua própria casa pode ser um chute no gol.

martelo ferramentas de marcenaria

Se existe um espaço onde isso pode ser feito, melhor ainda. Lembre-se que é indispensável conter algumas prateleiras e caixas organizadoras. Além disso, o ambiente deve ser bem ventilado, afim de evitar o acúmulo de poeira gerada pelo ritmo do trabalho proposto.

Não deixe de ver – Como comprar madeira: Dicas indispensáveis para quem ama DIY.

Fique atento ao caixa e controle suas despesas

Para quem está montando uma marcenaria, ficar de olho no caixa e aprender a controlar os recebimentos e despesas é essencial para a consolidação do negócio.

O ideal é utilizar uma planilha em Excel para registrar todos valores recebidos dos clientes e os custos relacionados à:

Aquisição de ferramentas e materiais;

Aquisição de matéria-prima e demais utensílios que serão utilizados na produção dos projetos

Despesas extras com um ajudante ou freelancer;

Aluguel da marcenaria (caso o marceneiro não conte com um local próprio);

Transporte/entrega dos móveis ou itens produzidos para os clientes

Custos com divulgação/atendimento (cartões de visita, telefone, folders etc.).

Após todas essas dicas, você já está apto a montar a sua própria marcenaria. Lembre-se sempre, é responsabilidade do marceneiro dar o acabamento necessário ao projeto final e verificar se o mesmo está de acordo com as perspectivas de seu cliente.

Ao utilizar as ferramentas de marcenaria, preze sempre pela qualidade e segurança, considerados preceitos de qualquer profissional do ramo.

O que achou das dicas? Deixe sua experiência nos comentários e aproveite para conferir nossa loja de ferramentas online e comece agora mesmo!

One Reply to “Ferramentas de marcenaria: Como escolher e montar a sua!”

  1. Joao bosco disse:

    Boa tarde sou iniciante as dicas sao boa assim ajuda quem nao tenhe muitas esperiencia nos corte nas ferrementas nos projeto .para fazer.O que nao gosto de mim porque copio muitas ideias dos outro……uma horas vou criar as minha ideia. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *