Confira 05 Ferramentas Para Decorar Que Você Precisa Ter

Dicas e Truques

Written by:

Se você gosta de decoração, então algumas ferramentas são simplesmente indispensáveis para tirar seus projetos do papel 

A decoração é uma das atividades mais empolgantes de uma casa, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial. Afinal de contas, é ela que trará vida e mais alegria para o espaço.

Enquanto algumas pessoas preferem comprar tudo pronto e simplesmente instalar ou aplicar, outras têm aquela afeição pelo DIY (Do It Yourself, faça você mesmo) e gostam mesmo é de colocar a mão na massa.

Se você faz parte do segundo grupo, então sabe que é preciso utilizar boas ferramentas para poder construir seus itens decorativos. Assim, tudo fica mais fácil, você perde menos tempo e o resultado fica muito melhor.

Ao escolher as ferramentas para decorar certas, você terá tudo o que precisa para poder deixar sua casa ou ambiente de trabalho muito mais bonito, e o melhor, com aquele toque de personalidade inigualável!

Ferramentas Para Decorar Fundamentais na Sua Vida

Se você tiver todas as ferramentas da lista, com certeza poderá encarar todos os projetos de artesanato em madeira ou em outros materiais que encontrar por aí!

1 – Parafusadeira

A parafusadeira elétrica é a ferramenta para todas as horas. Se você já utilizou essa ferramenta ou viu alguém utilizando-a, sabe que esse título não é nem um pouco exagerado.

A maior diferença entre uma parafusadeira e uma furadeira é o fato de que o motor da primeira pode ser revertido, ou seja, girar tanto no sentido horário quanto no anti-horário, o que é necessário para apertar e desapertar parafusos.

Além disso, a quantidade de bits que podem ser utilizados é tão grande que até dá para se perder. São bits para fenda, Philips, sextavado e muitos outros formatos de parafuso.

A parafusadeira elétrica também pode ser utilizada como furadeira: basta escolher as brocas certas e pronto.

É justamente essa versatilidade que a torna uma das ferramentas para decorar que simplesmente não podem faltar para você. Seja para apertar, desapertar ou furar, ela dá conta do recado com louvor.

2 – Tupia

Basicamente, tudo o que você precisar fazer com madeira pode ser realizado com o auxílio de uma tupia, que também pode trabalhar com certos tipos de plástico.

Arestas, furos, chanfros, enfeites, números, letras e vários outros detalhes podem ser feitas com a tupia, e como a madeira é uma matéria-prima muito comum em DIY, ela merece um lugar na lista das ferramentas para decorar.

Da mesma forma que a parafusadeira precisa de bits, a tupia precisa de fresas, que podem ser trocadas de acordo com a sua necessidade. Modelos não faltam para que você consiga fazer um projeto completo.

Você pode, por exemplo, reutilizar paletes para fazer um sofá, mesa de centro ou vários outros móveis, com todos os detalhes que um profissional conseguiria fazer.

É claro que será preciso treinar, mas, como diz o ditado, a prática leva à perfeição. Então, pegue a sua tupia, pratique bastante e se transforme em um mestre da decoração!

3 – Martelo

É claro que as ferramentas elétricas são muito importantes, mas certas ferramentas manuais são indispensáveis, como é o caso do martelo. Grande parte dos projetos de decoração precisam de pregos, ou seja, o martelo realmente não pode faltar.

Como os DIYs contam com o reaproveitamento de materiais como uma de suas principais características, é muito comum utilizar paletes e madeiras que já estejam com pregos, e eles precisam ser retirados para continuar o seu projeto.

É muito simples utilizar essa ferramenta: basta bater para prender os pregos ou encaixar a parte com fenda na cabeça do prego e puxá-la para retirá-lo da superfície desejada. Apenas tome cuidado para não acertar o seu dedo!

Fica aqui uma dica: se você não quer danificar a madeira ou a superfície que esteja com pregos, antes de puxá-los, coloque um pano ou um pedaço de papel entre o martelo e a superfície. Assim, ao retirá-lo, a superfície se manterá intacta.

Essa é uma das ferramentas para decorar mais antigas e mais simples que existem, mas não renegue o poder de um martelo!


4 – Arco de Serra

Dificilmente você encontrará uma madeira (ou outro material) que seja exatamente do tamanho que você precisa para o seu projeto de decoração. Se tiver conseguido, parabéns pela sorte, mas infelizmente não é sempre que isso irá acontecer.

Por isso, é essencial cortar alguns pedaços, para deixá-los exatamente do tamanho que você necessita, e o arco de serra é justamente o que você precisa para isso!

O funcionamento dessa ferramenta para decorar também é super simples: basta fazer movimentos para frente e para trás com a serra, até conseguir serrar a superfície. Pode demorar um pouquinho, mas é bem mais simples do que parece.

Existem outras ferramentas para decorar que também podem ser usadas para essa finalidade, como uma serra circular, mas ela já demanda um conhecimento maior, já que pode ser perigosa se utilizada incorretamente.

Antes de começar o trabalho de serrar, se certifique de que a serrinha esteja bem presa ao arco e de que seus dentes também estejam afiados. Se não for o caso, então o ideal é comprar uma serra nova, o que poupará bastante tempo e trabalho.

5 – Trena

Não dá para cortar um material se você não sabe qual é o seu tamanho, certo? Se você quer unir pallet e decoração, também precisará saber qual é o tamanho dos materiais para comprar revestimentos, tintas e tudo mais que precisar.

Entre as ferramentas para decorar, a mais prática para essa necessidade é a trena, que é pequena, leve, super portátil e pode te ajudar a medir qualquer coisa bem rapidamente, para que seus projetos fiquem perfeitos.

Existem vários modelos de trena, como as elétricas e as manuais, disponíveis em vários tamanhos. Para fazer móveis e outros itens decorativos, uma trena de 5 metros já é mais do que suficiente e poderá te atender em tudo o que precisa.

Se você precisar medir algo maior e não tiver uma trena desse tamanho, ainda é possível terminar o seu projeto. Meça a distância máxima da trena, faça uma marcação na parede e depois continue a medição de lá. Então, some tudo e pronto!

Tenha Todos os Recursos Necessários Para Ser um Ótimo Decorador!

Por mais que existam profissionais especializados na decoração de ambientes, como os designers de interiores e arquitetos, hoje em dia é bem fácil conseguir realizar projetos de decoração, com os milhares de tutoriais que existem na internet.

Além do mais, grande parte deles não demanda nada complicado demais, ou seja, você realmente pode fazê-los de sua casa, desde que tenha as ferramentas adequadas.

Com esse kit de ferramentas para decorar, você poderá colocar tudo em prática e deixar sua casa, apartamento, escritório ou estabelecimento muito mais bonito, e o melhor de tudo, sem ter que gastar muito para isso!

Curtiu nossas dicas? Aproveite para conhecer a JNakao e complemente sua caixa de ferramentas agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *