Entenda Quando Utilizar Uma Lixadeira Elétrica

Dicas e Truques

Written by:

A lixadeira é um equipamento bastante versátil, que pode ser utilizado para o lixamento das mais variadas superfícies, como madeira, plástico, metal e outras.

Porém, pode ser que surja a dúvida de quando é realmente necessário utilizar uma lixadeira. Saber a resposta dessa pergunta é muito importante para poder investir na aquisição do equipamento sem medo ou preocupação.

Ocasiões Ideais Para Usar Uma Lixadeira

Lixar qualquer superfície manualmente é um trabalho muito árduo e demorado. É necessário aplicar uma força considerável e o trabalho se torna cada vez mais cansativo com o passar do tempo.

Além disso, aplicar mais força em uma parte da superfície do que em outra ou então lixar em sentidos diferentes pode prejudicar bastante o resultado, que em grande parte das vezes é irreversível.

Por isso, o uso de uma lixadeira deve ser feito em toda ocasião que demandar o lixamento de superfícies, pois ocasionará menos esforço, maior eficiência e resultados ainda melhores, além da economia da lixa, que será gasta gradualmente.

Descubra também qual é o melhor jogo de fresas.

Quais São os Tipos de Lixadeira Elétrica?

Existem vários tipos de lixadeira elétrica, cada uma mais apropriada para determinada necessidade e superfície. O uso do equipamento ideal é muito importante para que a superfície fique o mais perfeita possível.

Lixadeira Orbital

Conheça a Lixadeira Orbital e saiba quais são os demais tipos de lixadeira

A lixadeira orbital é um dos tipos mais comuns. Sua aplicação é ideal para acabamentos mais suaves, lixamento de cantos e também para acabar com os cantos vivos nas mais variadas superfícies.

Como o movimento da lixa é feito em sentido orbital ou circular, essa lixadeira elétrica pode ser usada quando se desejar acabamentos em todas as direções.

Confira 8 dicas infalíveis sobre como usar a lixadeira orbital!

Lixadeira Vertical

Existem ocasiões em que as lixadeiras convencionais não atendem às necessidades do serviço, como para o desbaste de superfícies em lugares muito altos e de difícil acesso. A lixadeira vertical é perfeita para esses casos.

As principais diferenças desse modelo são seu peso reduzido e o encaixe mais ergonômico, que possibilita a realização de serviços até mesmo em situações adversas.

Lixadeira de Cinta

Conheça a lixadeira de cinta e saiba como utilizá-la

Com um formato bem retangular e comprido, a lixadeira elétrica de cinta é a mais indicada para superfícies extensas. Alguns modelos contam com cintas de lixa articuláveis, também para ocasiões de acesso mais complicado. E saiba também qual é a melhor furadeira, escolha a melhor ferramenta para você!

Lixadeira Roto-Orbital

Também conhecida como lixadeira excêntrica, seu funcionamento é quase idêntico ao do modelo orbital, embora sua base seja redonda e gire em volta do eixo.

Alguns modelos permitem que a velocidade do equipamento seja regulada, de modo a escolher um lixamento mais agressivo ou mais suave.

Existem também alguns modelos de lixadeira e politriz, que é uma opção mais viável para quem queira se beneficiar das características desses dois equipamentos com um único investimento.

One Reply to “Entenda Quando Utilizar Uma Lixadeira Elétrica”

  1. […] Inclusive, entenda melhor sobre a lixadeira elétrica e quando utilizar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *