Saiba quais são os três modelos de lixadeiras elétricas mais populares

ComparativosSem categoria

Written by:

Pergunte a um marceneiro qual sua parte preferida na criação de um móvel. As chances de se citar o lixamento são muito baixas, no entanto, é impossível escapar deste trabalho. Verifique aqui os três modelos de lixadeiras elétricas mais populares e encontre a sua lixadeira elétrica.

De todas as opções, ter uma lixadeira elétrica é a melhor: os modelos dessa ferramenta são fáceis de usar, rápidas e conseguem fazer um trabalho suave. Resumindo, ela é uma maneira de tornar uma tarefa considerada chata um pouco mais interessante e prazerosa. Há diversos tipos de lixadeiras com lixas de tamanhos variados, mas aqui abordaremos três modelos principais que são tipicamente usados para trabalhos em madeira.

Lixadeira de cinta

lixadeira elétricaQuando é necessário suavizar a superfície de longas peças planas, sejam elas de madeira ou outros materiais, nada consegue bater a lixadeira de cinta. Esta máquina suporta cintas de lixas abrasivas que se movimentam ciclicamente por meio de dois cilindros contínuos. O motor é responsável por acionar o cilindro traseiro, enquanto o dianteiro gira livremente, guiado pelo próprio movimento da lixa.

Quando você ligar a lixadeira de cinta, sempre a posicione reta sobre a peça a ser suavizada: você deve movimentá-la continuamente sobre toda a área de lixamento para não causar nenhuma depressão sobre a superfície. Elas também podem ser utilizadas para suavizar bordas e lixá-las na mesma medida.

Essas lixadeiras são ótimas para retirar acabamentos antigos, como tintas, vernizes e machas. É recomendado sempre começar com cintas de gramatura 60 e aumentar de acordo com a necessidade.

Lixadeira orbital

lixadeira elétrica para madeira

A lixadeira elétrica orbital é leve, fácil de controlar e relativamente silenciosa. É muito difícil estragar a peça trabalhada com este equipamento, mas a mesma delicadeza que ela proporciona também a coloca como uma ferramenta de uso para tarefas pequenas e leves. Por conta disso, use-a quando for lixar madeiras suavemente, arredondar cantos, lixar massas de madeira endurecidas ou suavizar camadas de tinta seca.

Normalmente, as lixadeiras orbitais suportam um quarto de uma lixa de tamanho padrão (9”x11”). Dois grampos de mola seguram a lixa sobre a base quadrada, que vibra em pequenos círculos, para aplicar o efeito do lixamento.

Lixadeira roto-orbital

lixadeira elétrica orbital

Quase como um meio termo entre lixadeira de cinta e uma orbital, nós temos a lixadeira roto-orbital. Devido ao seu nome e sua aparência, é muito fácil confundi-la com a lixadeira orbital. Ambas podem ser utilizadas com uma só mão, são compactas e de fácil manuseio, no entanto, há uma diferença que parece ser mínima, mas que expressa todo seu funcionamento: as orbitais têm uma base quadrada, enquanto as roto-orbitais têm uma base arredondada.

O que esta mudança de forma na base significa? A lixadeira elétrica roto-orbital pode realizar o movimento de órbita ao mesmo tempo em que também funciona com um movimento circular! Ela pode ser, desta forma, utilizada tanto para pequenas suavizações de chapas como para lixamentos pesados.

Com toda certeza, a lixadeira de cinta consegue realizar trabalhos mais difíceis que a lixadeira roto-orbital, mas esta é muito mais fácil de controlar; também é possível dizer que, apesar de ser mais fácil de controlar que uma lixadeira de cinta, ela não é tão “domesticada” (de fácil manuseio) quanto uma lixadeira orbital, no entanto, é muito mais eficiente que esta.

Conclui-se que, entre os modelos de lixadeira elétrica para madeira, a lixadeira roto-orbital é o equipamento mais versátil que você pode ter um sua oficina, pronto para qualquer trabalho, desde que não se exija os extremos, exclusivos para o uso dos dois modelos já citados.

Abaixo você pode ver os vídeos do Elias Leão, no canal da JNakao, explicando o uso de cada lixadeira elétrica.

4 Replies to “Saiba quais são os três modelos de lixadeiras elétricas mais populares”

  1. […] Veja também: Três tipos de lixadeiras mais populares […]

  2. […] é utilizar um raspador em toda a superfície envernizada e depois passar a lixa, seja com uma máquina orbital, roto orbital ou na própria mão, mesmo. A segunda opção envolve o uso do removedor, uma fina camada passada […]

  3. […] caso de você precisar realmente de uma ferramenta própria para lixar, veja este artigo sobre os três tipos de lixadeira mais populares, com a demonstração em vídeo de vários modelos pelo marceneiro Elias […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *