Martelete: o uso mais eficiente é o de maneira segura

Dicas e Truques

Written by:

Conheça as características e as principais funcionalidades deste equipamento, que exige conhecimento e segurança em seu uso

Você já parou pra pensar que o martelete é um dos objetos mais utilizados em obras de marcenaria? Isso porque, são extremamente úteis nos mais diversos tipos de demolição e corte.

São utilizados para demolir colunas de concreto, vigas e alguns tipos de pisos. Considerados também essenciais para aberturas de caneletas em passagens de tubulação, sem contar que perfuram concreto asfáltico como nenhuma outra máquina.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre esses equipamentos, suas características e funcionalidades? Além disso, entender o porque são considerados tão importantes para os mais variados tipos de obras.

Primeiramente, você sabe a diferença entre martelete e furadeira? É normal as pessoas se confundirem, uma vez que ambas possuem a mesma finalidade e objetivo.

Entretanto, sabe-se que os marteletes são mais eficientes pois possuem em seu sistema um poder de rotação muito maior e absorvem mais impacto. Além disso, exigem menos aplicação de força na hora de utilizá-lo.

Soma-se isso à utilidade do martelo para romper e furar cerâmica, aço, madeira, concreto e outras superfícies duras e difíceis de quebrar.

Existem dois tipos de martelete: o elétrico e o pneumático. O primeiro é acionado por motor elétrico já o segundo por ar comprimido. Mas qual deles escolher?

A escolha do modelo 

Primeiramente é preciso considerar a finalidade e objetivo proposto bem como a energia de impacto necessária. Opte por  equipamentos com encaixe universal e que permitem o uso de cinzéis de outras marcas.

Leve em consideração  as velocidades disponíveis em alguns modelos, que significam 730, 800, 1.150, 1.350 e 1.450 impactos por minuto. Outra questão importante na hora de escolher é determinar qual tipo de cinzel se faz necessário em sua obra.

Isso porque, para cada aplicação existe um tipo de cinzel específico, como por exemplo a talhadeira e ponteiro. Veja à seguir alguns modelos e suas respectivas finalidades:

– Talhadeira e talhadeira pá: São utilizados em reformas, troca de pisos, azulejos, forros e rasgos em paredes.

– Ponteiro e ponteiro autoafiável: Úteis em demolições de estruturas de concreto e alvenaria.

– Cinzel para asfalto: Tem como objetivo o rompimento de pavimentos.

Veja também: Tecnologia em segurança no trabalho – Equipamentos indispensáveis para proteção.

martelete makita

Fique atento em sua utilização

Assim como todo o maquinário presente em ambientes de obras, o martelete requer atenção e segurança em seu manuseio. Por se tratar de um equipamento que produz vibrações, exige atenção redobrada no encaixe das peças.

Antes de ligá-lo, verifique se os parafusos estão bem apertados. É imprescindível observar se os  fios de canos, gás, água ou esgoto estão fora de seu alcance. Recomenda-se sempre consultar a companhia local e utilizar os meios adequados para localizar os cabos escondidos.

Lembre-se! A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes como incêndios, choques elétricos e explosões.

Você também pode gostar de: Serra de bancada – Como escolher a melhor!

Usabilidade em obras

Sabe-se que, em obras e reformas, o instrumento mais adequado para realizar perfurações é o martelete. Com ele, é possível perfurar concretos com maior rapidez, segurança e agilidade.

Um exemplo é o martelete combinado HR2470 Makita, que possui um sistema pneumático de alto impacto, transmitido até a broca indiretamente, garantindo assim uma melhor produtividade e aplicação da força no trabalho.

Extremamente útil para a demolição de colunas, pisos, vigas, para a perfuração de cerâmica, concreto e abertura de caneletas, o HR2470 Makita é destinado para trabalhos pesados sendo o Cinzel tipo talhadeira, o mais recomendado na abertura de canais para dutos e tubos de água e eletricidade.

Em se tratando de segurança, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção como óculos, luvas e capacete.

O martelete combinado HR2470 Makita possui três modos de operação: simples impacto, rotação com impacto e simples rotação; além de encaixe SDS PLUS para fácil troca do bit. Veja à seguir algumas de suas características:

– Maior durabilidade do sistema mecânico, do motor e das escovas de carvão;

– Rotação e torque iguais em ambos sentidos;

– Gatilho de fácil operação e botão de trava;

– Qualidade Makita.

Outro produto renomado no mercado por sua segurança e praticidade é o Martelete Perfurador da DeWalt. O equipamento conta com uma potência de 800 watts e velocidade variável e reversível com encaixe sds-plus.

Sua modernidade permite a aplicação de furar com e sem impacto. Possui empunhadura lateral com limitador de profundidade, o que garante maior durabilidade na área de trabalho, melhor ergonomia e maior comodidade.

Além disso, conta com a opção de gatilho para dois dedos. Veja à seguir algumas de suas características:

– 3 tipos de funções: perfuração com ou sem impacto e rompedor;

– Motor de excelente desempenho;

–  Equipamento compacto e leve para uso confortável;

– Possui embreagem integral que reduz as reações repentinas de alto torque,

– Velocidade variável e reversível;

– Seletor de operação – Permite controlar o tipo de aplicação em furar, furar com impacto e rompimento;

Não deixe de ver: Conheça a qualidade das ferramentas Makita.

makita martelete

Escolha o martele ideal para o seu trabalho

Ao escolher por um martelete, leve em consideração às opções que são  oferecidas pelo equipamento. Isso pode fazer a diferença na hora do manuseio e garantir maior segurança e eficiência na execução do trabalho proposto.

Para garantir furos mais precisos, veja se o instrumento possui suporte lateral. Além disso, uma boa dica é optar pelo segundo apoio móvel, que permite sua usabilidade tanto na horizontal quanto na vertical.

Para aqueles que lidam com diversos tipos de materiais e furos, recomenda-se o uso da trava de velocidade. Isso porque, alguns equipamentos permitem pressionar o gatilho até a velocidade desejada e depois travar com outro botão.

Por fim, para não deixar a perfuração ser maior que o necessário, verifique se o martelete possui o limitador de profundidade, considerado essencial na precisão de furos.

Devido a sua utilidade em obras, o martelete é muito utilizado neste ramo. Agora que já você já sabe sobre sua importância, relevância bem como suas características, não se esqueça de adquirir um produto de qualidade que garanta agilidade e principalmente, segurança.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e não deixe de garantir suas ferramentas em uma loja de ferramentas online.

4 Replies to “Martelete: o uso mais eficiente é o de maneira segura”

  1. Renato Botelho disse:

    Faltou comentar a opção AVT. Anti vibração.

    • jnakao disse:

      Verdade, Renato! No próximo post sobre martelete, vamos incluior esse conteúdo! Obrigado pela interação! Continue acompanhando nosso trabalho aqui no blog e também em todas as mídias sociais. Curta nossa página no Facebook e inscreva-se em nosso canal no YouTube.

  2. Rogério disse:

    Bom dia, Será que vocês não erraram em citar no trecho usabilidade em obras o nome DEWALT e logo em seguida vem o imagem do martelete da Makita.

    • jnakao disse:

      Bom dia, Rogério! Obrigado pela interação! Na verdade, estávamos falando do martelete da Makita e demos a opção também do da DeWalt, que também é excelente. E aí logo abaixo do link para conhecer novas ferramentas da Makita vem a imagem. Acompanhe nosso trabalho em todas mídias sociais! Curta nossa página no Facebook e inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *