Montador De Móveis: Quais As Tendências Para Essa Profissão?

Novidades

Written by:

A profissão dos montadores de móveis já existe há muito tempo, e trabalho é o que não falta – e nem faltará no futuro 

Quase todo mundo já se deparou com a situação de ter um móvel novo em casa, mas que ninguém sabe montar e tem medo de arriscar, já que qualquer erro pode colocar tudo a perder.

Por mais que se procure por tutoriais e dicas na internet, ainda assim é difícil ter certeza absoluta de onde vai aquele parafuso ou pino de madeira, até chegar a hora em que você desiste de montar e recorre aos serviços de um profissional.

O montador de móveis é essa pessoa, que tem todo o conhecimento teórico e prático que precisa para montar todo tipo de móvel muito rapidamente, com um resultado super satisfatório, que atenda a todas as nossas necessidades.

Quem entende sobre a área sabe que esses profissionais evoluíram muito com o passar do tempo, assim como acontece com todas as profissões. Afinal de contas, os móveis de hoje em dia são bem diferentes dos que existiam há 10 ou 20 anos.

Por isso, existem várias tendências para essa profissão, e saber quais são elas nos ajudará a entender como esses profissionais trabalham. Antes disso, porém, é interessante entender como esse segmento evoluiu muito de uns tempos para cá.

Como o Segmento de Montagem de Móveis Evoluiu?

Antigamente, quase sempre que era comprado um móvel, a loja oferecia um montador para realizar o serviço, não importa se era um rack, um armário ou um guarda-roupa. O valor desse serviço costumava estar diluído no preço dos móveis.

Porém, da mesma forma que existem tendências de moda, saúde e tecnologia, elas também existem no segmento de móveis. Então, ao invés de ter que sair de casa e procurar pelas lojas de móveis, os consumidores passaram a fazer isso pela internet.

Grande parte dessas lojas disponibilizam um montador de móveis mediante o pagamento de um valor à parte, mas isso ainda se faz fundamental, já que não é todo mundo que sabe como fazer esse tipo de serviço.

Como a tendência é de que a internet cresça ainda mais com o passar dos dias, então os montadores de móveis sempre serão necessários para que os consumidores possam usufruir do produto que acabaram de comprar.

É bem comum que os móveis comprados pela internet venham com um manual de instruções ou ao menos algumas imagens para ilustração, mas não é sempre que elas são práticas ao ponto de o comprador conseguir montar sozinho.

Justamente devido ao crescimento da internet, se tornou muito comum a gravação de vídeos e tutoriais para montar os móveis, ou seja, pagar para um montador de móveis poderia não ser necessário para algumas pessoas.

Porém, surgiu outra tendência, que também cresce com o passar do tempo e pesou positivamente para os montadores, que foram os móveis planejados.

A Revolução dos Móveis Planejados

Pense na casa de uma pessoa mais velha, como sua avó ou sua tia. É bem provável que os móveis sejam bem grandes e robustos, com espaço de sobra para roupas, pratos, copos, acessórios, alimentos e tudo mais.

Porém, com o passar dos anos, as casas e apartamentos ficaram cada vez menores, ou seja, tinham menos espaço disponível para a instalação dos móveis, que por sua vez também tiveram que diminuir de tamanho.

Então, os móveis padronizados, vendidos por redes e lojas do Brasil inteiro, passaram a não ser os ideais. Além do tamanho, a disposição e o projeto de cada casa variam muito e criam necessidades especiais para seus moradores.

Com isso, os móveis planejados se tornaram uma tendência bem forte e, com ela, o montador de móveis passou a ser um profissional ainda mais requisitado do que já era antigamente.

Como visto anteriormente, os tutoriais até ajudam a montar móveis iguais, mas um planejado quase nunca é igual ao outro. Então, ao tentar instalá-los sozinho, são grandes as chances de que ter que procurar por dicas para reparos em madeira por ter feito algo de errado.

O conhecimento em marcenaria e em montagem de móveis que um profissional da área apresenta é muito grande, então ele é a pessoa ideal para fazer esse tipo de instalação, de modo que vários problemas sejam evitados.

Ainda que o montador de móveis enfrente algum tipo de problema na hora da montagem, ele saberá qual é a melhor forma de proceder, já que passou por isso muitas vezes e conhece as melhores soluções.

Projetos de DIY: Um Novo Segmento Para os Montadores

Os móveis feitos de paletes são super comuns hoje em dia, tanto em casas de campo ou de praia quanto em casas e apartamentos na cidade, já que aliam economia à praticidade e sustentabilidade.

Da mesma forma, os móveis de madeira reciclável ou de madeira de demolição também são uma alternativa de gastar menos dinheiro e aproveitar materiais que antes seriam descartados, ou seja, uma excelente ideia.

Ainda com os tutoriais da internet, essa montagem pode ficar um tanto quanto complicada. Além disso, muitas pessoas se interessam por esse tipo de móveis mas não possuem as ferramentas apropriadas, o que inviabiliza sua realização.

Ao contar com um montador de móveis para esse trabalho, tudo correrá da forma mais simples e prática possível. Além de o profissional ter todas as ferramentas básicas para montar uma marcenaria, sua experiência com madeira ajudará muito.

Não é de se duvidar que, com o passar do tempo, surjam montadores de móveis especializados em projetos sustentáveis, dado o crescimento que o reaproveitamento de materiais apresenta hoje em dia.

Montador de Móveis: Uma Profissão Segura e Confiável

Fica mais do que claro que os montadores se adequam às necessidades dos clientes, que por sua vez mudam conforme o tempo passa. Aconteça o que acontecer, é difícil pensar que esse profissional perderá espaço no mercado.

Aqueles que buscarem estar sempre atualizados com as novas tendências da arquitetura e do design de interiores tendem a ter melhores oportunidades de trabalho, embora essa necessidade de atualizações esteja presente em todas as áreas.

Por isso, se você se interessa em ser um montador de móveis, saiba que a profissão ainda tem muita lenha para queimar – ou melhor, madeira para montar.

O que achou de conhecer mais sobre essa profissão? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a JNakao!

4 Replies to “Montador De Móveis: Quais As Tendências Para Essa Profissão?”

  1. Itamar José Bianchini disse:

    É muito importante regulamentar este segmento para montadores de móveis pois existem muitos aventureiros na praça.

  2. David Dantas de Lima disse:

    Excelente matéria. Faço alguns móveis com madeira de palete e fica aí o meu obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *