6 segredos que você precisa saber para fabricar móveis de madeira reciclável

Artesanato e DIY

Written by:

Se você gostar de trabalhar com madeira reciclável, vai ter que entender alguns segredos básicos para não estragar seu produto final.

Neste artigo, iremos lhe mostrar 6 dicas para lidar com peças que deverão ser utilizadas posteriormente em móveis de madeira reciclável. As informações são do Popular Mechanics.

Depois destas dicas, nem será mais necessário se preocupar com a qualidade das peças de madeira utilizadas, você já estará em outro nível.

Continue lendo.

1 – Madeira desalinhada

As pontas de sua peça de madeira podem estar desalinhadas. É natural que estejam, na verdade: um lado pode estar maior por ter absorvido água, ou menos pode algum dano específico.

Você não vai conseguir usar cada centímetro da peça comprada, não adianta se iludir. Desta forma, adquira uma porção um pouco maior que a necessária e tenha uma sobra para utilizar sempre que necessário. Comprando um tamanho maior, você poderá cortar as partes danificadas.

2 – Cuidado com pregos

armario-madeira-recicladaUm preguinho safado no meio da madeira irá danificar seu disco de serra, caso ele não seja projetado para cortar insertos de metal.

A maioria das madeiras de recuperação já foram tratadas e a boa parte de seus insertos foram retirados, no entanto, você ainda precisará tomar cuidado. Utilize discos de serra com dentes próprios para corte de insertos de metal. Só como exemplo, o disco LP60M da Freud consegue realizar este tipo de corte.

3 – Use uma lixadeira!

Passe uma lixadeira orbital em toda a superfície da madeira. Você irá retirar todas as lascas mas manterá a aparência original da madeira.

Para ter um resultado rápido e bom, utilize gramaturas baixas, como 80 ou 100.

4 – Utilize a face desgastada da madeira

Quando você for cortar a madeira, lembre-se de considerar como face principal da peça seu lado exterior. É lá em que o aspecto rústico estará visível.

Quando vista do lado interior, os móveis de madeira reciclável irão parecer móveis comuns.

5 – Cuidado com tinta

Assuma que todas as parte pintadas são com tinta a base de chumbo, que é extremamente perigoso. Desta forma, antes de montar seus móveis de madeira reciclável, retire todas as partes pintadas ou aplique uma grossa camada de substância a base de poliuretano, para formar uma camada de proteção contra os agentes químicos da tinta.

6 – O acabamento para seus móveis de madeira reciclável

Aplique uma camada de cera para otimizar o acabamento da madeira e manter sua aparência de não tratada. Você aplicar também camadas de verniz ou de acabamento acetinado, da mesma forma que você aplicaria em madeira nova.

***

Veja também:

Como fazer mesa e cadeira com pallets

Como fazer uma porta de correr com pallet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *