Saiba qual é a ferramenta ideal para um polimento perfeito!

Dicas e Truques

Written by:

A politriz é uma ferramenta que é utilizada para polir superfícies de metal e de outros materiais. Embora seja mais utilizada em automóveis, são muitas as finalidades desse equipamento.

O uso de uma politriz é muito simples e ela garante um excelente polimento à superfície, com muito mais agilidade e eficiência do que se o trabalho fosse realizado manualmente. Por isso, o investimento nesse equipamento certamente resultará em um ótimo custo-benefício.

Como Uma Politriz Funciona?

Para que uma superfície metálica apresenta uma boa aparência, é essencial que ela esteja devidamente polida.  Caso contrário, pode parecer que ela é velha e está danificada.

Além do uso de produtos de alta qualidade, é preciso que o trabalho de polir em si seja feito corretamente. Inclusive, veja a alta qualidade das ferramentas Makita! Caso contrário, não será possível obter o brilho esperado e a superfície pode até mesmo ficar danificada. 

É exatamente aí que entra a politriz. Assim que o equipamento é acionado, um disco (que pode ser constituído por diferentes materiais) passa a girar e fazer o trabalho de polimento, porém muito mais rápido do que um ser humano seria capaz de fazer.

Além dessa agilidade, a potência da politriz pode ser programada e fica sempre estável, o que evita riscos e danos à superfície.

Saiba tudo sobre a ferramenta ideal para ter o melhor polimento de todos!

Tipos de Politriz

Como não poderia deixar de ser, existem diversos modelos de politriz. Os principais são os seguintes:

Politriz Orbital

A politriz orbital leva esse nome porque o prato de polimento gira em forma de órbita sobre um mesmo ponto. Assim, o atrito nesse ponto não fica tão alto e as chances de danificar a superfície se tornam muito pequenas.

Por ser um equipamento mais seguro e com um poder de corte razoavelmente baixo, a politriz orbital é a escolha mais recomendada para pessoas que não tenham muita experiência e queiram fazer trabalhos residenciais, como o polimento de um carro ou de uma moto, por exemplo.

Não deixe de conferir também quais são as ferramentas elétricas mais versáteis!

Politriz Profissional

Como o próprio nome sugere, a politriz profissional é um equipamento que deve ser utilizado por quem tenha mais experiência. Esse modelo funciona de forma mais localizada do que o orbital e permite obter resultados com maior agilidade.

Uma das principais diferenças entre a politriz profissional e a orbital é que a primeira possui um elevado poder de corte. Por isso, seu uso por pessoas que não tenham a devida experiência podem danificar a pintura e o acabamento da superfície.

É bom ressaltar que, por mais que politriz e lixadeira sejam ferramentas um pouco parecidas, sua aplicação é totalmente diferente. Enquanto a primeira visa conferir brilho e polimento, a segunda é utilizada para lixar superfícies. Saiba também como escolher a melhor tupia!

Para quem precisar de uma politriz e lixadeira, a politriz orbital é a melhor opção, já que ela também pode ser utilizada para lixamento.

Incrível, não é? Deixe nos comentários a sua opinião sobre a ferramenta!

3 Replies to “Saiba qual é a ferramenta ideal para um polimento perfeito!”

  1. […] superfície, os martelos são ferramentas essenciais. Inclusive, você tem conhecimento sobre o politriz profissional? Entenda melhor e tenha um polimento […]

  2. Jáder Luiz de Oliveira disse:

    Gostei muito da matéria, porem gostaria de saber as diferenças médias de giro entre uma politriz profissional e uma lixadeira.

    • jnakao disse:

      Jáder, obrigado pelo contato. Excelente pergunta. Uma politriz profissional é mais forte que uma lixadeira pois ela dedica-se a aos giros chegando a até 3000RPM num modelo considerado médio enquanto que uma lixadeira divide seus esforços entre a vibração que ela provoca e os giros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *