Neste artigo, você vai entender melhor o que é gabarito e pra que serve o gabarito na marcenaria.

Primeiramente, montar móveis ficou muito mais fácil com os gabaritos, pois eles são sinônimos de praticidade e precisão.

Existem gabaritos para diversas necessidades, ou seja, serve para: montagem de móveis, prateleiras, instalação de dobradiças e conectores, de portas e fechaduras etc.

 

Mas afinal, pra que serve o gabarito na marcenaria?

 

O gabarito de furação para marcenaria serve para o processo de construção de móveis e da mesma forma facilita a instalação de ferragens.  Ele também ajuda na redução de erros, pois realiza um trabalho preciso, prático e de qualidade.

Acima de tudo, o gabarito ainda  deixa o ambiente mais limpo, pois faz menos sujeira e também evita o desperdício de materiais

Existem diversos modelos que podem atender às diferentes necessidades.

Com eles é possível ter diferentes sistemas de montagem:

  • Cavilhas;
  • Dobradiças;
  • VB;
  • Miniflex

Com esse gabarito pode-se montar móveis usando apenas uma furadeira e uma parafusadeira.

 

COMO UTILIZAR O GABARITO

Para utilizar o gabarito é importante seguir o passo a passo do manual de instrução. Além de utilizar os equipamentos de proteção necessários.

 

Confira o passo a passo abaixo:

  1. Tendo o desenho do projeto em mãos, primeiramente é hora de realizar o corte da madeira. Segundamente fique atento às medidas para não desperdiçar material;
  2. Após separar a placa de madeira ou MDF já cortada, cole a fita de borda e identifique os locais para facilitar as furações;
  3. Escolha o gabarito adequado e fazer as furações.
  4. Monte com os dispositivos (cavilhas, VB, Minifix, dobradiças etc) e posteriormente finalize montando seu móvel no local escolhido.

Confira gabaritos e muitos outros produtos para seus projetos na Jnakao.