Qual a diferença entre a furadeira de impacto e a normal?

Dicas e TruquesSem categoria

Written by:

topo-qual-diferenca-furadeira-de-impacto-e-normalDentre todas as dúvidas que talvez possamos ter, entender a diferença qual é a diferença entre uma furadeira de impacto e uma normal talvez seja a necessidade mais básica.

Se, na prática, sabemos que há alguma diferença, que diferença é essa no mecanismo da ferramenta? Quais as diferenças dos materiais que podem ser perfurados por um tipo de furadeira e pelo outro?

Continue lendo e aprenda!

A primeiro momento, ambas são iguais, idênticas, não têm nada de diferente. Mas observando mais de perto, você pode ver um botão diferente, com este símbolo:

repair16

Ao selecioná-lo, a máquina operará de maneira diferente, com um empurrãozinho a mais feito pela broca. Você sentirá a diferença na hora, quando for utilizar, pois irá perceber que a ferramenta faz mais barulho e dá alguns trancos quando pressionada contra o material a ser perfurado.

Por que isso acontece? Qual é a diferença entre a furadeira de impacto e a normal?

A furadeira de impacto contém um sistema de arraste que gera impacto a partir de engrenagens posicionadas antes do bico da furadeira.

Induzido de uma furadeira de impacto com engrenagem (responsável pelos golpes).

Induzido de uma furadeira de impacto com engrenagem (responsável pelos golpes).

Com a furadeira de impacto, você pode furar alvenaria e concreto de baixa dureza sem nenhum problema, coisa quase impossível com furadeiras normais.

É por isso que é comum ver em construções, além dos marteletes, várias furadeiras de impacto, como a HP1630 da Makita (clique aqui para vê-la), muito popular na construção civil.

Observações: nunca se deve usar a furadeira de impacto em metal ou madeira. Você poderá danificar o sistema de impacto ou a própria peça de madeira e/ou metal trabalhada.

Da mesma maneira, não tente utilizar uma furadeira normal em alvenaria e concreto. Você forçará a furadeira até quebrar seu motor ou suas engrenagens, sem conseguir esboçar nenhum furo. Como o concreto e a alvenaria são materiais muito compactos, não é possível perfurá-los sem a função de impacto, já que a mera rotação não consegue retirar material necessário.

Cada impacto produzido pela máquina representa uma distância a mais percorrida pela broca, que depois poderá ser retirada do furo com a opção de rotação reversível. Esta opção faz com que a broca gire no sentido contrário, para facilitar na hora de retirar a broca empacada no concreto.

Caso você não precise furar concreto ou alvenaria, não há porque comprar uma furadeira de impacto, mas se precisa, terá que comprá-la. Aqui, já mostramos os passos necessários para escolher a melhor furadeira.

3 Replies to “Qual a diferença entre a furadeira de impacto e a normal?”

  1. […] no blog da JNakao sobre a diferença entre as furadeiras de impacto e as furadeiras normais, você pode visualizar o artigo inteiro aqui. Resumindo, enquanto uma tem sistema de impacto que permite a perfuração de concreto e alvenaria, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *