Reutilizar Paletes: Uma Alternativa De Decoração Cheia De Estilo

Artesanato e DIYDicas e Truques

Written by:

Os paletes estão entre os melhores amigos de quem adora artesanato e DIYs, e é possível fazer de tudo com eles, até mesmo um sofá!

Os projetos de DIY (Do It Yourself, faça você mesmo) são um verdadeiro sucesso na internet. É possível encontrar vários tutoriais, que ensinam a fazer praticamente tudo, do mais decorativo ao mais funcional possível.

Entre os materiais mais solicitados para esse tipo de trabalho encontram-se os paletes, que são as famosas caixas de feira. Caso você não saiba (ou nunca tenha parado para pensar sobre), eles podem fazer muito mais do que carregar frutas.

Existem várias ideias de decoração com paletes, que vão desde nichos até mesas de cozinha e mesas de centro. Entre as milhares de possibilidades para reutilizar paletes, uma que é super interessante é a de fazer um sofá novo para sua casa!

Essa é uma ótima alternativa para deixar o ambiente da sala de estar ainda mais encantador, além de ajudar a economizar uma bela grana.

Como Reutilizar Paletes Para Fazer um Sofá?

Existem vários tipos de sofá que podem ser feitos dessa forma. Se o cômodo tiver um espaço bacana nos cantos, então um sofá de canto de palete pode ser a melhor opção.

Se o objetivo for fazer um sofá “convencional”, que são aqueles que costumam ficar no meio da sala mesmo, então o processo será bem simples: basta colocar a mão na massa (ou melhor, na madeira) e pronto. Separamos diversas ideias de decoração com paletes que podem te inspirar para encontrar o seu estilo!  

Materiais Necessários

  • 6 paletes (você pode pedir para os feirantes, encontrá-los em algum lugar ou comprá-los em um revendedor);
  • Lixas com granulometria 220 ou 330;
  • Lixadeira (opcional, deixa o serviço ainda mais prático);
  • Pregos e parafusos de tamanhos variados;
  • Martelo;
  • Furadeira elétrica;
  • Verniz da cor ou tonalidade preferida ou tinta;
  • Colchonetes, almofadas ou futtons para revestir o sofá

 

Estrutura

O primeiro passo é lavar todos os paletes com bastante cuidado. Isso é essencial para qualquer atividade que se deseje reutilizar paletes, já que eles podem estar sujos de frutas, legumes ou outras impurezas.

Depois disso, é muito importante que ele seja lixado, já que os cantos vivos e farpas podem machucar se algum desavisado eventualmente passar as mãos ou as pernas nos paletes. O ideal é deixar os cantos bem arredondados.

A próxima etapa é tirar duas ou três das partes do meio do palete, que são aquelas madeiras que ficam na horizontal. Essa peça será a base do sofá.

Em seguida, deve ser colocado um segundo palete sobre esse primeiro, que deve ser fixado com o auxílio de parafusos para madeira. Para ficar mais fácil, faça o furo com uma furadeira um pouco menor do que o parafuso e depois rosqueie-o.

Sabe aquelas “partes do meio” que você separou da primeira peça? Então, para reutilizar paletes, nada se perde! Então, pegue-as e coloque ao redor do palete de cima, para segurar as almofadas ou o colchonete.

A fixação dessas partes pode ser feita com parafusos, porcas ou outros acessórios, de acordo com o que você desejar e tiver à disposição.

Agora, chegou a hora de fazer o encosto do sofá. Para isso, é preciso desmontar uma parte do palete, que se parece com um estrado de cama.

Depois de separar o encosto, a continuação do processo de reutilizar paletes se dará pela sua fixação na base do sofá. Para ter mais conforto na hora de encostar, deixe essa peça com uma leve inclinação, de 10º ou 15º.

Para que o encaixe fique mais fácil, você pode lixar a parte da madeira que será fixada à base. Assim, você poupa trabalho.

Agora que a base já está fixa, é necessário reforçá-la com outros pedaços de madeira, para segurar o encosto e evitar que o sofá desmonte na hora de encostar. Umas 3 ripas de madeira já oferecem uma fixação legal. Com isso, a estrutura está finalizada. 

Acabamento

Uma parte muito importante ao reutilizar paletes para fazer um sofá é o acabamento. Afinal de contas, por mais que as peças tenham um aspecto bonito, nada melhor do que deixá-las ainda mais lindas.

Aqui, você pode ficar à vontade para escolher o acabamento que quiser. Para não perder os veios da madeira, prefira algum tipo de verniz, mas se a ideia for deixá-lo de uma cor diferente, então opte por uma tinta, de preferência spray, que é mais fácil.

Mesmo que você já goste da cor atual do palete, o ideal é aplicar um verniz incolor, para deixá-la protegida e também com mais brilho.

Finalização

Todo bom sofá que se preze deve ser confortável, não é mesmo? Portanto, falta justamente a parte do conforto.

Pegue as almofadas, futtons ou colchonetes que tiver separado e simplesmente coloque-as em cima do sofá de paletes. Não é preciso prendê-las, o que é ainda melhor, já que você poderá substituí-las sempre que quiser.

Depois de reutilizar paletes e seguir a essas etapas, seu sofá estará pronto para ir para a sala de estar, sem que você tenha precisado gastar muito dinheiro e nem muito tempo!

Reutilizar Paletes: Alternativa Barata, Prática e Sustentável

Os paletes realmente podem ser usados de muitas formas. Para combinar com o seu novo jogo de sala, outra boa opção é uma mesa de centro de palete, que é tão prática quanto o sofá.

Diferente do que muitas pessoas pensam, esses móveis não combinam apenas com estilos rústicos, mas também ficam ótimos em ambientes com uma pegada industrial, nórdica ou clean, de acordo com as cores da pintura e das almofadas.

Além dos móveis, também é possível investir no artesanato com caixa de feira, para que sua casa fique muito mais linda em todos os ambientes, desde a sala de estar até o quarto.

Outra coisa muito legal sobre os projetos feitos em casa é o fato que você nunca encontrará outro móvel ou decoração exatamente igual ao seu, já que cada pessoa tem diferentes técnicas e preferências, o que traz sua personalidade ao objeto.

Se você quer economizar sem abrir mão do estilo, então comece hoje mesmo a reutilizar paletes e dê um ar totalmente novo a sua casa.

Já fez o seu sofá ou tem algum móvel feito de palete na sua casa? Deixe nos comentários como experiência de confeccioná-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *