Serra Tico Tico: Tudo o Que Você Precisa Aprender Para Começar a Utilizá-la!

Dicas e Truques

Written by:

Esse é um equipamento super versátil e funcional, mas é preciso aprender mais sobre ele para que seu uso seja feito adequadamente!

O mundo das ferramentas conta com uma série de opções, perfeitas para todos os gostos, preferências e necessidades. A serra tico tico é uma das mais utilizadas e versáteis que podem ser encontradas por aí.

É provável que você já suponha qual seja a finalidade dessa ferramenta, mas ela é bem mais completa do que você imagina. Por isso, é fundamental aprender o máximo possível sobre ela para que consiga usá-la sem nenhum problema.

Felizmente, mesmo que seja um equipamento completo, o uso é bem simples, então você conseguirá pegar todas as manhas em bem pouco tempo!

O Que é Uma Serra Tico Tico?

Essa serra poderia muito bem estar entre as ferramentas elétricas mais versáteis, já que ela tem tantas funções que pode facilmente cumprir o papel de várias outras ferramentas.

Basicamente, ela pode ser utilizada para quase todos os tipos de corte, sejam eles curvos ou retos, além de chanfros, rasgos e demais cortes personalizados, de acordo com cada necessidade.

São muitos os materiais que podem ser cortados com ela. Ainda que seja considerada uma das ferramentas básicas para montar uma marcenaria, ela também pode ser usada com cerâmicas, plásticos, metais e azulejos.

Seu formato é bem característico: ela costuma contar com um espaço para colocar as mãos e controlar a ferramenta, ao passo que a serra é pequena e corta os materiais através de movimentos de vaivém.

Como Usar Uma Serra Tico Tico Com Segurança?

Antes de entrarmos no mérito de saber como ela deve ser utilizada, é ainda mais importante garantir que a segurança esteja presente em sua operação.

O primeiro passo é ter certeza de que a área de trabalho esteja limpa e iluminada, sem a presença de qualquer produto inflamável ou que possa ser perigoso, de modo a evitar acidentes.

Durante sua operação, também é muito importante tomar cuidado para que a serra não atinja seu fio elétrico, o que interromperia o funcionamento do equipamento e, pior ainda, poderia resultar em um choque.

Também é importante utilizar uma máscara e um óculos de proteção enquanto opera a serra tico tico, já que nunca se sabe quando um pedacinho de madeira ou de outro material pode voar e te atingir, principalmente nos olhos.

Além disso, é muito importante ter certeza de que a serra está em boas condições. Caso contrário, ela pode emperrar durante o uso do equipamento, o que também pode ser bem perigoso.

serra tico tico dicas

Como Utilizar Esse Tipo de Serra?

Por ser um equipamento elétrico, ela funciona de forma diferente de um arco de serra, por exemplo. Logo, é importante entender seu funcionamento para poder otimizar o uso da ferramenta.

A ação da serra se dá mais ou menos da mesma forma de uma serra manual, em que a lâmina é movimentada para cima e para baixo para poder cortar o material desejado, sem que você tenha que fazer o esforço necessário para o movimento.

Porém, isso não quer dizer que a serra tico tico deva ser utilizado de qualquer jeito, muito pelo contrário: as características da ferramenta devem ser respeitadas para que você não enfrente problemas.

O primeiro passo é marcar ponto em que você iniciará o corte com um prego ou uma talhadeira, para ajudar a serra a não dançar sobre a superfície, o que pode prejudicar o seu corte.

Depois disso, você deve primeiro ligar a serra para depois colocá-la no ponto que foi marcado. Ligar a serra já encostada na superfície pode fazer com que o corte fique torto ou que a serra se quebre, o que pode ser prejudicial e perigoso.

Então, quando ela já estiver cortando a superfície, você deve seguir o desenho do corte com a serra, para que ele seja feito de forma gradual. Não se esqueça de esperar que cada seção do corte seja concluída.

Por ser muito versátil, você pode fazer cortes retos, curvos, chanfros e vários outros desenhos, ou seja, a serra tico tico praticamente não tem limitações, desde que seja utilizada da maneira correta.

Quando tiver percorrido toda a área de corte, retire a serra da superfície com ela ainda ligada e, então, desligue o equipamento. Nesse momento, tome muito cuidado para que a serra não atinja nenhuma outra superfície ou machuque alguém.

Como Escolher a Melhor Serra Tico Tico?

A marcenaria artesanal e marcenaria tradicional são duas áreas em que essa serra pode ser muito utilizada, embora haja várias outras aplicações para ela, mas ainda resta uma grande dúvida, que é de escolher o melhor equipamento para você.

Algumas das principais características que devem ser analisadas na hora da escolha são as seguintes:

Potência

Quando se trata de ferramentas elétricas, a potência sempre será um dos fatores mais importantes, e não poderia ser diferente com a serra tico tico. Ela costuma variar de 400W a 700W (com fio) e de 18V a 20V (sem fio).

Quanto maior for a resistência dos materiais que você tiver que cortar, maior terá que ser a potência do equipamento, para que ele realmente dê conta do recado.

Com ou Sem Fio

É bem prático poder contar com uma serra tico tico sem fio, mas essa é uma questão que precisa ser analisada com muito cuidado, já que os equipamentos sem fio costumam ser menos potentes, além de terem uma autonomia não tão alta.

Por isso, via de regra, o melhor a se fazer é adquirir as serras com fio. Os modelos sem fio devem ser usados apenas se for realmente impossível usar os fios e demandam ainda mais cuidado para que a carga não acabe no meio do trabalho.

Velocidade

Nós estamos acostumados com as rotações por minuto (RPM), como as furadeiras, por exemplo, mas a velocidade das serras tico tico se dá através da unidade GPM (golpes por minuto), já que a serra não gira.

A maior parte dos equipamentos de boa qualidade conta com velocidade variável, o que é ótimo para poder trabalhar com diversos materiais, então sempre dê preferência a eles.

Lâmpada

À primeira vista, esse pode não parecer um detalhe tão importante, mas saiba que ter uma serra tico tico com lâmpada tornará seu trabalho muito mais simples e prático, já que você enxergará as linhas com muito mais precisão.

Logo, ainda que seja um item opcional, ele pode fazer toda a diferença na hora de executar cortes com mais precisão e eficiência.

serra tico tico

Utilize a Serra Tico Tico Com Perfeição!

Depois de todas essas informações, você poderá escolher uma das mais importantes ferramentas de marcenaria para montar a sua oficina doméstica, seja para hobby ou mesmo para fins profissionais.

Por isso, não perca mais tempo: compre uma ótima serra tico tico em uma loja de ferramentas e consiga utilizar todas as funções que esse maravilhoso equipamento lhe oferece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *