Tecnologia em Segurança do Trabalho: Equipamentos Indispensáveis Para Proteção

Dicas e Truques

Written by:

A segurança do trabalho é um assunto muito importante, que felizmente ganha novos equipamentos e soluções com o passar do tempo 

Todo tipo de trabalho envolve algum risco, seja ele menor ou maior. Assim como auxilia nos outros segmentos, a tecnologia em segurança do trabalho é algo super importante para todos os profissionais.

Conforme a tecnologia se desenvolve, novos equipamentos e produtos podem surgir no mercado, de modo a tornar o trabalho de uma série de profissionais ainda mais simples. Porém, a segurança nunca deve ser deixada de lado.

Por isso, para proporcionar melhores condições de segurança aos trabalhadores, alguns equipamentos não apenas se fazem recomendáveis, mas sim obrigatórios, para que eles possam exercer suas funções com maestria.

Conhecer a tecnologia aplicada em certos equipamentos, bem como outros desenvolvidos puramente para proteção, nos fará entender como a tecnologia se relaciona com a segurança do trabalho!

Tecnologia em Segurança do Trabalho: Como Isso Funciona?

Com a tecnologia, nós podemos presenciar o lançamento de equipamentos super modernos, que seriam inimagináveis antigamente, e é certo que eles podem ser utilizados nas mais variadas aplicações.

Por exemplo, as linhas de produção da maioria das indústrias é totalmente automatizada hoje, mas não era assim na época dos nossos pais ou avós. Hoje, por consequência, é possível obter uma produtividade incomparavelmente maior.

A tecnologia em segurança do trabalho também se desenvolve constantemente, sempre com o objetivo principal de proteger os trabalhadores contra acidentes e problemas que possam acontecer em seu trabalho.

Porém, não é apenas na indústria que essa preocupação pode ser vista: a proteção para serra circular de bancada, por exemplo, é uma mostra de que até mesmo os equipamentos de menor porte também levam a segurança super a sério.

Esse acessório não influencia em nada na usabilidade do produto, mas evita que o usuário encoste a mão, o braço ou os dedos na serra, o que certamente poderia causar um acidente muito sério.

Mesmo com essa proteção, a serra circular de bancada ainda é um equipamento que pode ser considerado perigoso, já que a rotação da serra é muito alta. Para aumentar ainda mais essa proteção, tecnologias adicionais foram criadas.

Mais um dos reflexos da tecnologia em segurança do trabalho é o chamado sensor de carne, que faz com que as serras identifiquem a presença de materiais similares à carne humana e interrompam imediatamente o seu funcionamento.

Antigamente, os equipamentos que possuíam essa tecnologia destruíam a lâmina, o que ainda assim é muito melhor do que perder um dedo ou ter um dano sério nas mãos ou braços, mas o processo foi melhorado ainda mais.

Hoje em dia, existem equipamentos que mantém a serra em perfeito estado depois dessa interrupção, e dentro de um minuto já é possível voltar a operar a serra. É evidente que esse foi um avanço substancial da tecnologia para a segurança dos trabalhadores.

Equipamentos Essenciais de Segurança no Trabalho

Certos equipamentos e ferramentas contam com sistemas de segurança acoplados, mas outros itens foram desenvolvidos exclusivamente para proteger os trabalhadores, sejam quais forem as suas condições de trabalho.

Alguns dos principais são os seguintes:

Protetores Auriculares

Os danos causados pela exposição contínua a ruídos muito altos pode não ser percebida a curto prazo, mas com certeza ela fará toda a diferença com o passar dos anos, principalmente ao chegar na terceira idade.

Por isso, quem trabalha com equipamentos que emitem ruídos sonoros muito elevados precisam sempre utilizar protetores auriculares, de modo a abafar esses sons e preservar sua saúde sonora por muito mais tempo.

Os tipos mais comuns de protetores auriculares são os de plug e os de concha, que devem ser escolhidos de acordo com o ruído e também pela preferência de cada trabalhador.

Até mesmo algumas das ferramentas elétricas mais versáteis, como furadeira e parafusadeira, podem emitir ruídos sonoros bem altos, que devem ser abafados com bons protetores auriculares.

Máscaras

Esses são alguns dos equipamentos em que mais se pode observar a tecnologia em segurança do trabalho, já que eles não são simples máscaras para auxiliar na respiração.

A escolha das máscaras deve ser feita de acordo com a qualidade do ar no local de trabalho. Por exemplo, se for apenas poeira, então uma máscara mais simples pode dar conta do recado, mas a situação muda de figura no caso de partículas de materiais tóxicos.

Elas podem ser feitas de vários materiais, com ou sem filtros e em vários modelos. Além das máscaras filtrantes, que são as mais comuns, existem também as isolantes, em que o ar é abastecido através de uma fonte própria, para necessidades mais especiais.

Equipamentos Para Trabalho em Altura

Pode-se afirmar que os equipamentos para trabalho em altura são alguns dos que mais precisam da tecnologia em segurança do trabalho. Não que isso tire a importância dos demais, é claro, mas sim porque desempenham um papel vital.

Ainda que todos os equipamentos sejam importantes para a saúde e segurança, estes podem literalmente salvar vidas em qualquer tipo de trabalho em altura, tanto para um pedreiro quanto para um vidraceiro, por exemplo.

Talabartes, cinturões, trava-quedas e mosquetões estão entre os principais equipamentos para trabalho em altura e geralmente são utilizados juntos, para uma proteção ainda mais completa.

Botas

As botas são fundamentais em uma série de ocasiões, desde as indústrias até trabalhos em campo, onde o solo pode ser escorregadio e perigoso.

Em um ambiente industrial, o número de peças e equipamentos pesados é muito grande, e caso eles caiam e atinjam o pé de alguém, os danos podem ser irreversíveis, além da dor tremenda que isso causaria.

Por isso, os modelos de botas utilizados para tais finalidades contam com bicos de aço, ferro ou PVC, que conferem maior resistência mecânica e, consequentemente, mantêm os pés protegidos contra esses perigos.

Segurança no Trabalho: Fundamental em Todas as Ocasiões

Seja em uma indústria, no campo ou no canteiro de obras, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar, já que as condições físicas e de saúde dos colaboradores não tem preço.

Depois dessas informações, nós temos certeza que quando você se deparar com a questão de como escolher a melhor serra de bancada, não vai olhar apenas para sua potência e funcionalidades, mas sim para a segurança que ela oferece.

Isso, é claro, se estende também a outras ferramentas elétricas, já que esses equipamentos são mais potentes. Porém, desde que sejam usados corretamente, não há o que temer.

Portanto, aproveite a tecnologia em segurança do trabalho para poder desempenhar o seu serviço protegido: garanta o que você precisa em uma loja de ferramentas e coloque as mãos à obra com toda a segurança do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *