Trabalhar com Vidro: Confira as Melhores Ferramentas Para Vidraçaria!

Dicas e Truques

Written by:

O vidro é um material muito querido e utilizado em móveis e decorações, mas é preciso saber como trabalhar com ele e quais são as ferramentas ideais

Todo mundo gosta de vidro, já que esse é um material que pode deixar tudo mais bonito, mas saber como trabalhar com vidro já é algo um pouco mais complicado.

Quando se fala sobre como trabalhar com madeira, por exemplo, o processo é mais simples, já que esse é um material macio e que não apresenta muitas dificuldades, diferente do que acontece com o vidro.

Ainda assim, não é nada de muito complicado trabalhar com esse material: basta seguir as melhores dicas, saber quais são as ferramentas que devem ser usadas e, então, poder acrescentar mais um material em sua lista de especialidades!

Quais São as Características do Vidro?

Quando se fala sobre como comprar madeira, quase todo mundo sabe fazer isso, mas e quando se trata do vidro? Como escolher o melhor? Será que existem vários tipos? Quais são as melhores características?

Por isso, antes de sair às compras e, posteriormente, trabalhar com o material, é essencial aprender um pouco mais sobre ele.

pedaço de vidro furado

Tipos de Vidro

Os tipos mais comuns de vidro são o temperado (resistente contra impactos), laminado (duas ou mais placas de vidro, unidas por uma película de PVB), insulado (duas placas unidas por um perfil de alumínio) e serigrafado (com diferentes cores e texturas).

Entre todos esses, o mais comum – e que provavelmente será o mais usado por quem quer trabalhar com vidro – é o temperado, que quebra em pedaços regulares e, portanto, é mais seguro do que o vidro convencional.

Espessura do Vidro

Assim como acontece com o MDF, com plásticos e todos os demais materiais, é possível comprar vidro em várias espessuras, que variam de acordo com sua aplicação.

Para trabalhar com vidro, o ideal é que ele seja comprado na espessura certa, já que não é possível laminá-lo tão facilmente quanto a madeira, por exemplo, que pode ser “gasta” para que fique um pouco mais fina.

Cor do Vidro

O vidro está disponível em várias cores. As mais comuns são transparente, fumê e verde, embora exista uma variedade muito grande.

Também é fundamental comprar o vidro na cor esperada, já que pelo fato de ser um material translúcido, não é possível pintá-lo posteriormente e deixá-lo com essa mesma característica.

Trabalhar com Vidro é Muito Difícil?

Não é uma questão de ser difícil, mas sim de ser um processo um pouco mais desconhecido.

Entre as tendências de montador de móveis, uma das que mais ganha espaço ultimamente é o uso do vidro, seja em sua forma tradicional ou como espelhos, que podem aparecer em armários, guarda-roupas e cômodas, por exemplo.

Da mesma forma que existem vários marceneiros por aí, também existem vários vidraceiros, mas geralmente as pessoas se arriscam a trabalhar com madeira sem problemas, ao passo que trabalhar com vidro pode parecer complicado.

Muito disso não passa de uma lenda, justamente pelo fato de não ser um material que não é tão usado assim pelos amantes do artesanato. Com os cuidados certos, tudo tende a correr da melhor maneira possível.

Quase todo mundo sabe como usar uma furadeira, mas quando se fala sobre como furar vidro com uma furadeira, o assunto já muda de figura, e acredite: isso é possível. Basta usar uma broca para vidro ou cerâmica, um pedaço de fita dupla-face para apontar o furo e depois concluir o trabalho.

A única orientação mais importante é que a rotação do motor da furadeira deve estar em aproximadamente 400 RPM e que a chapa de vidro deve estar bem presa, para que o impacto da perfuração não a quebre..

Quais São as Melhores Ferramentas Para Trabalhar Com Vidro?

Para poder trabalhar com esse material tão peculiar, as melhores ferramentas são as seguintes:

Martelo de Borracha

Se a chapa de vidro já estiver fixa mas precisar de pequenos ajustes em sua posição, é claro que um martelo convencional não é o ideal, já que é quase certo que quebrará o vidro.

Então, nesse caso, recorra ao martelo de borracha, que te permite fazer os ajustes necessários sem quebrar tudo.

Furadeira Elétrica

Como vimos anteriormente, dá para furar vidro com uma furadeira elétrica, então você precisa ter uma dessas caso queira trabalhar com vidro.

Inclusive, ela também será necessária para furar outras superfícies e fixar o vidro, ou seja, não pode faltar no kit de ferramentas para os vidraceiros.

Estilete Para Vidro

Essa é a melhor ferramenta manual para quem quer cortar vidro de uma maneira simples e prática, sem o risco de se machucar e nem de danificar o vidro.

Ventosas

O transporte dos vidros não pode ser feito de qualquer jeito, sob o risco de danificar a sua superfície ou sua estrutura. Por isso, as ventosas de vidro são fundamentais para garantir um transporte seguro e eficiente.

ventosa grudada materiais para trabalhar com vidro

Nível de Alumínio

Seja qual for a sua necessidade, é claro que o vidro precisa ficar bem retinho, tanto na horizontal quanto na vertical. Logo, o nível de alumínio é obrigatório para que os projetos fiquem perfeitos.

Lápis Gravador

O lápis gravador pode ser utilizado para trabalhar com vidro de uma maneira ainda mais especial, já que dá para deixar a sua superfície personalizada, o que dá um toque único ao projeto.

Produtos Para Fixação Química

Colas, silicones, fitas adesivas e impermeabilizantes são alguns desses produtos químicos que podem precisar ser usados em uma série de projetos com vidro, de acordo com suas características.

O ideal é ter pelo menos um de cada sempre com você, para não ser pego de surpresa quando quiser trabalhar com esse material.

Comece a Trabalhar com Vidro o Quanto Antes!

Viu como esse não é um material impossível de se trabalhar, muito pelo contrário? Se você começar a praticar e pegar o jeito, então nada irá te parar de ser um dos melhores vidraceiros do pedaço, seja profissionalmente ou como um hobby.

Por isso, não perca mais tempo: pegue tudo o que precisar em uma loja de ferramentas, baixe os projetos mais legais, compre os materiais necessários e veja como trabalhar com vidro pode ser incrível e divertido!

Conhece alguma dica para facilitar o trabalho com vidro? Deixe nos comentários a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *