Existem algumas ferramentas que simplesmente não podem faltar em nenhum ambiente, seja uma casa, uma indústria ou um comércio. Elas são caracterizadas assim justamente por serem muito versáteis.

Quando se fala sobre as ferramentas manuais indispensáveis, algumas já lembradas imediatamente são o martelo, o alicate universal e o arco de serra. Quando se fala sobre as ferramentas elétricas, algumas também são fundamentais.

Seja para quem quiser começar a montar seu próprio kit de ferramentas ou para quem quiser complementar o que já tem, a furadeira parafusadeira é um item que não pode faltar. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao equipamento.

Por isso, é essencial tirar todas essas dúvidas, para entender exatamente como uma parafusadeira funciona, quando ela pode ser aplicada e como escolher o melhor modelo, para atender a todas as necessidades possíveis.

Perguntas Frequentes Sobre a Furadeira Parafusadeira

Depois de tirar todas essas dúvidas, não restará qualquer dúvida de que o equipamento é realmente indispensável!

O Que é Uma Parafusadeira?

Assim como a furadeira tem como principal objetivo furar paredes e demais superfícies, a parafusadeira foi desenvolvida justamente para parafusar (e desparafusar) nas mais variadas superfícies.

Portanto, ter que recorrer a uma chave de fenda, chave Philips, chave de boca e demais ferramentas não será mais uma necessidade, já que a furadeira parafusadeira é capaz de fazer tudo isso e ainda muito mais.

Quanto ao formato, ela se parece muito com uma furadeira, embora alguns modelos sejam “dobráveis”, para que você escolha a configuração mais adequada para cada tipo de trabalho.

Ela Serve Para Todos os Parafusos?

Sim, desde que se tenham os bits necessários.

Funciona assim: a furadeira parafusadeira é uma ferramenta elétrica que conta com um motor, capaz de apertar e afrouxar o que for necessário, de acordo com cada situação.

Porém, assim como as furadeiras precisam das brocas, as parafusadeiras precisam dos bits, que são as pontas que se encaixam aos parafusos e permitem que eles sejam apertados ou soltos.

Existe um adaptador que deve ser acoplado à parafusadeira e, nesse adaptador, são encaixados os bits, que podem ser tipo fenda, Philips, sextavado e torx, disponíveis nos mais variados tamanhos.

Então, desde que se tenha o bit necessário, pode-se apertar ou soltar quase todos os parafusos, exceto os que tenham um encaixe especial ou sejam de tamanhos diferentes do padrão.

Como Funciona a Alimentação das Parafusadeiras?

Basicamente, a alimentação pode ser feita através de energia elétrica ou de baterias.

As primeiras funcionam de modo bastante parecido com uma furadeira: basta conectar na tomada (que pode ser 110V ou 220V, de acordo com o modelo) e pronto.

Já as de bateria são mais portáteis, já que podem ser utilizadas sem um fio conectado à energia. Para ainda mais praticidade, o ideal é contar com uma bateria reserva, para não ter que interromper o trabalho se a carga acabar.

Qual é a Potência de Uma Furadeira Parafusadeira?

Para escolher a melhor parafusadeira à bateria ou elétrica, deve-se procurar por um modelo cuja potência consiga atender a cada necessidade.

Por exemplo, para uso doméstico, pode ser utilizada uma parafusadeira de 3,6V ou 4,8V, que já deve dar conta do recado. Porém, para uso profissional, o ideal é escolher as que têm pelo menos 18V, que são bem mais fortes.

As Parafusadeiras Também Furam?

Essa pode parecer uma dúvida um pouco redundante, mas faz todo o sentido. Inclusive, essa é uma das perguntas mais comuns de quem tem o interesse em comprar uma furadeira parafusadeira.

A parafusadeira elétrica é a ferramenta para todas as horas, e não é à toa que ela conseguiu esse título, já que consegue ser muito versátil, justamente porque também pode ser usada para fazer furos em superfícies.

Porém, é preciso prestar bastante atenção na potência do equipamento, já que o processo de apertar e afrouxar parafusos não demanda tanta força quanto a perfuração de uma parede de concreto, por exemplo.

Por isso, na hora de escolher o modelo, se a intenção for utilizá-la para trabalhos mais pesados, o ideal é investir em uma furadeira parafusadeira de impacto ou que tenha uma potência considerável.

Alguns modelos contam até com controle de torque, para ajustar a potência do equipamento de acordo com o serviço desejado. Para apertar um parafuso, pode ser usada uma potência menor, enquanto a perfuração de uma chapa de madeira demanda mais torque.

Nesse caso, é essencial que a broca seja utilizada de acordo com cada superfície. Se o objetivo for furar uma parede de alvenaria, então uma broca de madeira não conseguirá realizar o serviço.

Se for um serviço que demande uma potência muito alta, como a perfuração de uma superfície metálica mais resistente, então o melhor a se fazer é contar com uma furadeira bem robusta.

Quantos Bits São Necessários?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva, já que tudo depende do uso do equipamento. Enquanto uma pessoa pode fazer tudo o que precisa com apenas 5 bits, outra pode precisar de mais de 20, por exemplo.

A opção mais viável é investir em um kit de bits, que pode vir com mais de 50 peças. Assim, você conseguirá fazer tudo o que precisa com a sua furadeira parafusadeira.

Como Usar Uma Parafusadeira?

Se você sabe como usar uma furadeira, então não terá nenhum problema com o uso de uma parafusadeira, que é super simples.

Para isso, basta que ela esteja conectada à energia (ou com a bateria carregada). Depois, selecione o torque desejado (nos modelos que contam com essa opção), aperte o gatilho e pronto!

Além disso, cabe aqui uma observação: como a furadeira parafusadeira pode tanto apertar quanto soltar parafusos, então a rotação do motor pode ser revertida através de uma chavinha no equipamento, e se esquecer disso pode causar problemas.

Para evitar enganos, antes de encaixar o equipamento no parafuso ou na superfície desejada, acione-o levemente e veja se a rotação está no sentido horário (apertar) ou anti-horário (desapertar). Então, é só escolher a opção desejada.

Garanta a Sua Parafusadeira o Quanto Antes!

A quantidade de tarefas que podem ser feitas com uma parafusadeira é muito grande. Além disso, depois de começar a utilizá-la, você já terá o desejo de aposentar todas as suas chaves de fenda, já que ela é bem mais simples.

Agora que você já sabe de tudo o que precisa para comprar a sua furadeira parafusadeira, basta escolher entre uma parafusadeira elétrica ou uma parafusadeira à bateria e contar com uma das ferramentas mais versáteis que existem!