Saiba Como Escolher a Melhor Tupia!

ComparativosDicas e Truques

Written by:

A tupia é uma ferramenta elétrica extremamente versátil para se trabalhar com madeira e alguns tipos de plástico. Com ela, é possível fazer uma série de acabamentos e detalhes diferentes, de modo a trabalhar aquela peça de forma personalizada e especial.

Grande parte de sua versatilidade se dá pelo fato de que a tupia pode ser utilizada com vários acessórios diferentes, o que aumenta muito seu campo de aplicação. Para que se obtenha excelência no acabamento, porém, é preciso que se escolha a ferramenta e os acessórios certos. 

Por isso, é importante conhecer como cada tipo de tupia elétrica funciona e quais são suas recomendações de uso. Ao orientar a compra da ferramenta de acordo com essas características, será possível ter o equipamento perfeito para cada necessidade.

Diferentes Tipos de Tupia

Por ser uma ferramenta de uso mais profissional do que residencial, o ideal é que marceneiros e outras pessoas que trabalhem com a tupia tenham mais de um tipo de equipamento. Ainda assim, é essencial conhecer para qual finalidade cada uma delas é recomendada.

Inclusive, entenda melhor sobre a alta qualidade das ferramentas Makita.

Tupia Elétrica, conheça os demais tipos

 

Tupia de Coluna

Desenvolvida especialmente para que se tenha maior controle sobre a operação do equipamento, a tupia de coluna possui um apoio para o encaixe das duas mãos. Assim, a precisão proporcionada por ela é ainda maior.

Além do maior conforto e possibilidade de regulagem, a tupia de coluna proporciona maior segurança ao operador, cujo trabalho pode ser realizado com maior agilidade.

Um ponto curioso sobre a tupia de coluna é que ela pode ser utilizada de duas formas: em sua posição original e também na posição invertida, o que faz com que ela se torne uma tupia de bancada ou de mesa, desde que devidamente fixada a elas.

Tupia Manual

Uma tupia manual é um equipamento mais compacto do que o modelo de coluna. Por isso, pode ser levado com mais facilidade para trabalhos externos, embora seja um pouco menos potente.

A tupia manual também deve ser utilizada com as duas mãos, para fins de segurança e maior precisão nos acabamentos. É muita versatilidade para uma ferramenta só, veja também quais são as demais ferramentas elétricas mais versáteis.

Todo Modelo de Tupia Elétrica é Igual?

Não. Cada modelo de tupia elétrica apresenta diferenças entre si. A mais importante delas é a potência, que pode tornar algumas delas inaptas para determinados serviços.

Tão importante quanto a escolha da tupia elétrica mais adequada para o material a ser trabalhado e o serviço a ser feito é a escolha das melhores fresas, que possuem um papel similar às brocas de uma furadeira. Veja também sobre a lixadeira elétrica e quando utilizar.

Mediante a seleção da fresa adequada, a ferramenta pode ser utilizada para fazer furos, arestas, ranhuras, enfeites, letras, números e os mais variados detalhes e acabamentos.

Demais acessórios que podem ser usados em conjunto com a tupia são adaptadores, grosas e bases, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *